Intervenção social

O Imigrante no Mundo do Trabalho

30, Novembro 2016
O Imigrante no Mundo do Trabalho- Direitos Laborais e Formação Profissional foi tema para seminário. Uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa em parceria com a União dos Sindicatos de Lisboa, que decorreu no dia 30 de novembro, na junta de freguesia do Lumiar.

O vereador dos Direitos Sociais, João Afonso, esteve presente na abertura do Seminário O Imigrante no Mundo do Trabalho- Direitos Laborais e Formação Profissional, lado-a-lado com a União dos Sindicatos de Lisboa, representada pelo coordenador da USL/CGTP-IN, Libério Domingues, em defesa dos direitos laborais e da formação dos imigrantes existentes em Lisboa.

A importância da inserção laboral e do cumprimento dos direitos laborais e a formação como direito dos trabalhadores imigrantes, constrangimentos e desafios, são temas lançados para este debate que pretende alertar consciências para a “desregulamentação dos direitos dos imigrantes, muitos deles em situação irregular, sujeitos à clandestinidade e situações de escravatura e deixar impunes as empresas que deles se aproveitam”, conforme referiu Libério Domingues.

João Afonso congratulou-se com esta parceria da USL, no Plano Municipal para a Integração de Imigrantes de Lisboa, como uma força muito importante no trabalho, nos direitos e na dignidade dos imigrantes. “ Estar aqui convosco é um regozijo. É dizer que estamos todos a participar para uma sociedade mais justa e para uma plena integração de todos numa cidade mais coesa e que é de todos ”, salientou o autarca.