Cultura e Lazer

O mundo em 140 fotografias

26, Abril 2019
A maior exposição de fotojornalismo do mundo - World Press Photo 2019 - patente no Museu de História Natural
  • Exposição World Press Photo
    Exposição World Press Photo

A 62ª edição da exposição de fotografias premiadas pela Fundação World Press Photo abre ao público o 27 de abril, até ao dia 19 de maio, e pode ser vista no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, na Rua da Escola Politécnica, todas as quintas, sextas, sábados, domingos e feriados, entre as 10h00 e as 20h00. 

O concurso promovido por esta organização, com sede em Amesterdão (Holanda), premeia, anualmente, "fotografias que dão a conhecer ao público questões e momentos cruciais e fraturantes, que marcam a atualidade de povos e a sociedade em todo o mundo e que se repercutem além-fronteiras, com consequências à escala global". Em Portugal, a organização da exposição está, desde o início, a cargo da revista Visão.

No ato inaugural, que contou com a presença da ministra da Cultura, Graça Fonseca, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, reconheceu o trabalho de fotojornalistas, afirmando que a exposição "permite adquirir um compromisso cívico através da fotografia", pois “as fotografias podem mudar o mundo, dado que mudam a forma como o vemos.”

A fotografia vencedora do concurso deste ano, da autoria do norte-americano John Moore, é a estrela da exposição: trata-se da imagem de uma menina hondurenha que chora enquanto a mãe é revistada num posto de fronteira dos Estados Unidos. Também se pode ver a imagem premiada, na categoria "Ambiente", do fotojornalista português Mário Cruz, retratando uma criança a dormir num colchão flutuando entre lixo nas águas estagnadas de um rio nas Filipinas..

Aos sábados e domingos, o público poderá para além de visitar a exposição principal participar em talks, rallies e workshops de fotografia gratuitos com fotógrafos conceituados, como Alindo Camacho, Isabel Saldanha, Luís Barra, Mário Cruz, Gonçalo F. Santos e Nuno Sá. 

Array
Mais notícias sobre:
Cultura e Lazer