Cultura e Lazer, Município

Oficina da Guitarra Portuguesa no Museu do Fado

23, Abril 2019
Foi hoje inaugurada no Museu do Fado, a Oficina da Guitarra Portuguesa.
  • Oficina da Guitarra Portuguesa no Museu do Fado
    Oficina da Guitarra Portuguesa no Museu do Fado

A Oficina,dispõe de espaços de construção, projeção de filmes, postos de consulta sobre 'guitarreiros' (construtores de guitarras) e guitarristas, e uma loja para a venda de instrumentos e acessórios para a guitarra portuguesa. De maio a setembro vão ter lugar vários 'workshops' e um curso de construção de instrumentos.

Um projeto que é " a peça final da candidatura do Fado a Património Imaterial da Humanidade e uma homenagem aos mestres mas também aos guitarristas", a quem o presidente da Câmara Municipal de Lisboa agradeceu "tudo o que têm feito, e que fazem diariamente, pela cidade.

" O fado hoje mobiliza milhões de pessoas em todo o mundo, mesmo aqueles que não entendem a língua, e aprova em como um elemento tradicional da nossa cultura de reinventa e renasce", disse Fernando Medina.

A Oficina do Fado  é uma homenagem às duas grandes escolas tradicionais da construção da guitarra portuguesa, a de Gilberto Grácio e a de Óscar Cardoso,  e marca o regresso desta arte tradicional ao bairro histórico de Alfama.

O corpo docente inclui guitarreiros, violeiros, entalhadores, técnicos de conservação e restauro, músicos e investigadores.

Rita Marcelino, a única mulher construtora de leques para guitarra portuguesa, é uma das formadoras dos ateliers.

Array
Mais notícias sobre:
Cultura e Lazer, Município