Educação

Onde estava a tua escola no 25 de Abril?

12, Abril 2016
A partir da célebre frase de Batista Bastos, a Câmara de Lisboa propõe aos alunos do ensino básico um concurso didático que permite conhecer o passado tenebroso da ditadura, valorizar o papel do 25 de abril e estimular o interesse pela história.

Lembrar a ditadura para valorizar a liberdade, estimular o interesse pela história e fomentar a ligação aos bairros onde as escolas se inserem, são os objetivos do programa “Onde estava a tua escola no 25 de Abril de 1974?” que já arrancou nas escolas do ensino básico. Destina-se a alunos dos primeiro e segundo ciclo, tem a forma de concurso e promove ainda conversas com alguns combatentes pela liberdade no período do Estado Novo. 

Os alunos são desafiados a realizar, até 20 de abril, trabalhos de grupo ou individuais, utilizando diversos materiais e formas de expressão em torno do tema proposto: 25 de abril, escola e bairro. 

Os trabalhos são depois expostos no Parque Eduardo VII, entre 25 e 27 de abril, onde decorrerão diversas atividades, com destaque para o Autocarro 25 de Abril, um jogo e conversas com o escritor Alexandre Honrado (dia 26 às 10h30) e com o técnico municipal e resistente antifascista Eugénio Ruivo (dia 26 também às 10h30 e dia 27 à mesma hora). 

António Costa Santos, jornalista, José Fanha, poeta, e Galopim de Carvalho, professor, são as restantes personalidades que participam nas conversas em algumas escolas - Programa