Ambiente

Orçamento Participativo melhora trilhos de Monsanto

19, Maio 2018
  • Orçamento Participativo melhora trilhos de Monsanto
    Orçamento Participativo melhora trilhos de Monsanto

O vereador do pelouro da Estrutura Verde da autarquia, José Sá Fernandes, juntou-se aos utentes do Parque Florestal de Monsanto que ali acorreram no dia 19 de maio para percorrer os trilhos deste espaço verde, agora melhorados, resultado de um projeto do Orçamento Participativo de Lisboa. Em paralelo, decorreu uma ação de limpeza dos percursos da mata, também com a participação de voluntários que assim quiseram colaborar na conservação do parque.

Manifestando o seu agrado, José Sá Fernandes afirmou estarem em causa “50 Km de trilhos agora arranjados para usufruto de todos, para os que querem andar pé ou de bicicleta, correr, ou praticar BTT. Estou muito contente com isso, falta ainda a sinalética, que estará pronta até agosto. Para tal contribuiu a participação da população, através do Orçamento Participativo.
“Estão em curso novos projetos para o parque, tais como a acalmia do tráfego e o melhoramento dos equipamentos”, acrescentou o vereador. Em 2020, ano em que se espera que Lisboa seja Capital Verde, o Parque de Monsanto estará arranjado e mais aprazível para todos, concluiu.

Os Trilhos de Monsanto têm sido melhorados ao longo dos anos, num processo de qualificação dos percursos de atravessamento do parque, dotando-os de condições de durabilidade e conforto adequados ao usufruto desta infraestrutura verde da cidade de Lisboa. Mais recentemente, beneficiando da vontade de uma proposta vencedora do Orçamento Participativo (OP) da edição de 2014, foi possível aumentar o ritmo deste tipo de intervenções de que o parque necessitava.

Concluída a obra de melhoramento dos trilhos, está em fase de conclusão a instalação de uma sinalética consistente (ainda no âmbito do Orçamento Participativo), e a construção de um novo atravessamento ciclopedonal sobre a Estrada de Monsanto.
Complementarmente, um projeto de acalmia do tráfego automóvel de atravessamento do Parque, atualmente em fase de concurso, procura promover o aumento da segurança dos utilizadores da mobilidade suave, peões e ciclistas.

No mesmo dia dezenas de voluntários, individualmente ou em família dedicaram-se com afinco à conservação de trilhos, numa ação de conservação organizada no âmbito do programa das comemorações do Dia Internacional da Biodiversidade, 21 de maio,  que decorre no Parque Florestal de Monsanto nos dias 19, 22 e 26 de Maio.

Array
Mais notícias sobre:
Ambiente