Cultura e Lazer

Oscar Maldonado vence Prémio Literário UCCLA

04, Maio 2018

O vencedor da 3.ª edição do Prémio Literário UCCLA - Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa foi atribuído ao livro de poesia “Equilíbrio Distante” da autoria de Oscar Ruben Lopez Maldonado, Paraguaio, de 48 anos, que reside em São Paulo, no Brasil.
 
A obra vencedora foi apresentada no dia 3 de maio, no âmbito das celebrações do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa).
 
Esta edição contou com 805 candidaturas, oriundas da Alemanha, Angola, Brasil, Cabo Verde, Espanha, Guiné-Bissau, Moçambique, Paraguai, Portugal e São Tomé e Príncipe.
 
Relativamente às idades dos candidatos: 35% entre os 16 e os 30 anos, 41% entre os 31 e os 50, 21% entre os 51 e os 70, e 3% entre os 71 e os 90 anos. No que respeita ao género 31% são mulheres e 69% são homens.

O Prémio Literário é uma iniciativa conjunta da UCCLA (União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa), a editora A Bela e o Monstro e Movimento 2014, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, e tem como objetivo estimular a produção de obras literárias em língua portuguesa por novos escritores, nos domínios da prosa de ficção (romance, novela e conto), e da poesia.
 
O Prémio Literário UCCLA foi lançado em 2015, tendo sido atribuído o prémio vencedor da 1.ª edição ao romance “Era Uma Vez Um Homem” da autoria de João Nuno Azambuja, de Portugal. Na 2.ª edição, o prémio foi entregue à obra “Diário de Cão” de Thiago Rodrigues Braga, de Goiás, Brasil.



Mais notícias sobre:
Cultura e Lazer