Ambiente, Município

Paços do Concelho transformado em edifício inteligente reduz eletricidade em 57%

17, Setembro 2018

No âmbito do programa Sharing Cities, está a ser implementado no edifício dos Paços do Concelho um sistema de eficiência energética permitirá uma redução de 57% do consumo elétrico. O projeto inclui a colocação de 100 painéis fotovoltaicos na cobertura do edifício, a substituição de 99 janelas, um novo sistema AVAC, a substituição de todas as lâmpadas incandescentes por LEDs e um sistema informático para gerir a gestão dos consumos e da produção de energia no edifício.

Segundo os dados do último censos, em Portugal mais de 200 mil edifícios têm uma idade superior a 100 anos e cerca de 20 por cento destes estão situados na área metropolitana de Lisboa. O projeto em curso visa promover o uso de soluções de eficiência energética e divulgar a importância da sustentabilidade energética nos meios urbanos.

Sharing Cities é um projeto europeu que procura novas abordagem para criar cidades inteligentes e promover a cooperação internacional entre a indústria e as cidades. O projeto, que envolve mais de 100 municípios, tem um orçamento de 24 milhões de euros provenientes de fundos comunitários e procura atrair 500 milhões em investimento. Além da CML, estão envolvidos parceiros nacionais como a Labs, CEiiA, EDP-D, EMEL, IST, Lisboa E-Nova e Reabilita.

Mais notícias sobre:
Ambiente, Município