Partida de veículo elétrico de Lisboa para o encontro da COP24

03, Dezembro 2018

Ao final da manhã do dia 3 de dezembro, partiu da Praça do Comércio, junto ao torreão nascente, um veículo elétrico que irá atravessar a Europa em direção à cidade polaca de Katowice onde se realiza a 24ª Convenção-Quadro das Nações Unidas para as Alterações Climáticas e que irá reunir representantes de cerca de 200 países. Esta reunião magna irá avaliar os resultados do acordo de Paris, assinado em 2015 e avaliar os impactos do que tem sido feito para reduzir as emissões de carbono. 

José Sá Fernandes, vereador com os pelouros Estrutura Verde, Ambiente, Clima e Energia, referindo-se à viagem simbólica deste veículo elétrico, disse ser “esta uma forma de Lisboa marcar a sua presença e mostrar que é uma cidade comprometida com o futuro e com ações concretas para melhorar o bem estar e a qualidade de vida dos seus habitantes”. Lembrou ainda algumas das medidas que a cidade tem vindo a implementar, destacando a existência de cada vez mais carros elétricos e formas de mobilidade limpa, a criação de postos de recarga semi-rápida para veículos elétricos e a renovação da frota municipal e da carris com unidades menos poluentes, factores que muito contribuíram para a escolha de Lisboa Cidade Verde 2020. A terminar realçou que a responsabilidade começa em cada um dos cidadãos e nas alterações de comportamento que ajudam a uma convivência mais sustentável na cidade. 

Após as sessões fotográficas com a imprensa e trocas de presentes, o carro elétrico que vai ligar Lisboa ao COP 24 na Polónia, partiu para a sua viagem que se prevê de dez dias.