Peixe regressa a Lisboa num novo local e com novidades
06, Março 2017Organizado pela Associação Turismo de Lisboa, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, o Peixe em Lisboa, que irá decorrer até 9 de abril, terá este ano uma ementa recheada de novidades que prometem fazer crescer água na boca a muitos milhares de apreciadores da boa mesa numa das iniciativas “fundamentais para promoção da gastronomia portuguesa".
O Presidente da CML lembrou que se trata do primeiro evento a ter lugar no renovado Pavilhão Carlos Lopes.
Para Fernando Medina a iniciativa ganha qualidade de ano para ano sendo um bom exemplo da evolução da gastronomia e da própria cidade de Lisboa, que acolheu o evento desde a primeira hora.
Confirmadas estão já as presenças dos chefes internacionais que nesta edição vão ter oportunidade de demonstrar ao público português a sua experiência e conhecimento, fatores que os distinguiram na arte gastronómica e que lhes valeu várias distinções ao longo das carreiras, incluindo as sempre disputadas estrelas Michelin. Também os chefes portugueses que recentemente conquistaram estrelas Michelin vão abrilhantar a iniciativa.Numa edição que conta uma vez mais com a participação de dez restaurantes nacionais.
Novidades no Peixe
A grande novidade em provas nesta 10.ª edição do Peixe em Lisboa é a Prova de Pataniscas, uma prova cega na qual os participantes convidados apresentam a concurso pataniscas cozinhadas à moda lisboeta.
Esta novidade vem juntar-se a outras provas e iniciativas que marcaram presença nas últimas edições, como a prova “ADN de Pasteleiro” que reúne alguns dos mais promissores chefes pasteleiros a trabalhar em Portugal. A sempre concorrida prova “O Melhor Pastel de Nata” também se mantém, estando ainda previsto, ao longo de todos os dias do evento, tertúlias, harmonizações enogastronómicas e sessões de showcooking. Outras das inovações será a área exclusivamente dedicada às crianças, onde os mais pequenos podem fazer experiências culinárias que têm o peixe e o marisco como estrelas principais, assim como aprender a cozinhar com ingredientes frescos e a comer de forma saudável, com a ajuda de nutricionistas.
Ainda nesta edição, existirão ações de sensibilização para o consumo sustentável de peixe.
O habitual Mercado Gourmet, onde os visitantes podem encontrar uma vasta oferta de produtos de mercearia fina, azeites, vinhos, gelados, chocolates, enchidos, queijos, doçaria tradicional, utensílios de cozinha e conservas sem esquecer a indispensável banca de peixe fresco, estará nesta edição integrado no Food Court, instalado no salão principal do Pavilhão Carlos Lopes dando ao público a oportunidade de conhecer o que de melhor se faz e produz em Portugal.
O novo espaço - Pavilhão Carlos Lopes – introduz uma nova dinâmica ao Peixe em Lisboa ao permitir ter cozinhas mais amplas dos restaurantes dos chefes presentes, assim como um maior número de lugares sentados (497) e de visitantes.
À semelhança do ano passado, estão ainda previstas noites com horário prolongado às sextas e sábados até à 1h a pensar nos mais notívagos.
A APP do Peixe
Outra grande novidade na edição deste ano é a existência da App do Peixe em Lisboa 2017, disponível para iOS e Android, onde pode ser encontrada toda a informação sobre todos os detalhes do evento, perfis dos restaurantes e chefes, assim como uma agenda personalizável. Através da ligação ao Facebook o utilizador conseguirá ainda saber se os amigos vão ao evento e, de forma inovadora, localizá-los no espaço do evento.