Cultura e Lazer, Santa Maria Maior, Visitar

Percursos Históricos e Visitas Guiadas na Mouraria

22, Março 2014

Percursos Históricos

Conhecer a fundo uma zona emblemática da cidade - como é a Mouraria - é hoje mais fácil e está ao alcance de todos. De facto, desde a apresentação inaugural, no dia 21 de março, existem agora percursos pré-estabelecidos, que nos levam, por exemplo, do Largo do Caldas ao Intendente. Entidades diversas, como a Associação Renovar a Mouraria, vão utilizar estes percursos assinalados por totens informativos para organizar itinerários e visitas guiadas (ver abaixo).

Estes percursos foram estabelecidos pelo GABIP (o gabinete técnico municipal que vem coordenando diversas intervenções no bairro), no âmbito da reabilitação do espaço público concretizada em inúmeras artérias e largos do popular bairro - uma iniciativa que teve o apoio do QREN, através do POR Lisboa-Programa Operacional Regional -, intervenção que é complementada com a criação de equipamentos e projetos de índole social, visando a revitalização demográfica e a regeneração do tecido sócio-económico da zona.

No caso destes percursos históricos e patrimoniais, a intenção é a dinamização turística e cultural da Mouraria. Nas visitas guiadas, pode contar-se com a voz autorizada de conhecedores da história e património local. No caso da visita inaugural, o conhecido olisipógrafo José Sarmento de Matos foi quem partilhou o seu saber com as duas dezenas de visitantes, onde se incluiram, na parte final do percurso, o presidente da CML, António Costa, e o vereador Duarte Cordeiro.

As ligações pedonais destes itinerários são feitas entre 11 locais principais, assinalados por totens informativos: Largo do Caldas, Largo de São Cristóvão, Largo da Achada, Largo dos Trigueiros, Largo da Rosa, Muralha Fernandina (que desce da Torre de S. Lourenço), Coleginho de Santo Antão-o-Velho, Largo da Severa, Porta da Mouraria / Ermida de Nossa Senhora da Saúde (Martim Moniz), Rua do Bem Formoso e Largo do Intendente.

Visitas Guiadas

A Associação Renovar a Mouraria apresentou, no dia 22 de março, o formato das visitas guiadas ao bairro, que irá promover, sobretudo aos fins de semana. Assim, quatro itinerários foram estabelecidos para estas visitas, seguindo percursos temáticos: "Mouraria dos povos e das culturas", "Mouraria das tradições", Mouraria do Fado" e "Do Castelo à Mouraria" - os três primeiros oferecendo visitas com partida da Praça do Martim Moniz (Ermida da Senhora da Saúde) e o último iniciando-se junto à porta principal do Castelo de S. Jorge.

Sob o lema "História e estórias com gente dentro", as visitas propostas são guiadas e oferecem valiosa e curiosa informação sobre diversos locais e vivências do bairro. Disponíveis em português, francês, inglês, espanhol, italiano e alemão, para além de linguagem gestual portuguesa já que existe também a possibilidade de visitas para pessoas com necessidades especiais, como surdos-mudos, invisuais e de mobilidade reduzida. Existe um folheto informativo sobre estas visitas, com divertidos desenhos de Nuno Saraiva.

A duração destas visitas é de 2 horas.
Os adultos pagam 10 euros, os jovens 5 euros, sendo gratuitas para crianças com idade até aos 12 anos. Quando integradas em grupos, existem diversos descontos. Em grupos escolares, por exemplo, cada participante paga apenas 2 euros.
Saiba mais em: www.renovaramouraria.pt e www.facebook.com/renovar.a.mouraria
Outras informações e inscrições podem também ser obtidas diretamente na sede da associação:
Beco do Rosendo, 8-10, 1100-460 Lisboa
Tel.: 927 522 883 - 218 885 203
visitasguiadas@renovaramouraria.pt

Array
Mais notícias sobre:
Cultura e Lazer, Santa Maria Maior, Visitar