Segurança

Polícia Municipal de Lisboa comemora 126.º aniversário

15, Setembro 2017

Com o intuito de assinalar o 126º Aniversário da Polícia Municipal de Lisboa, teve lugar no pasado dia 13 de setembro no Comando um almoço comemorativo, que constituiu uma oportunidade de celebração e simultaneamente de convívio entre colegas, num ambiente mais informal, bem como, de dar as boas vindas aos elementos recentemente integrados nos quadros da Policia Municipal.

O Comandante da Polícia Municipal, Superintendente Paulo Caldas, deu as boas vindas a todos, agradecendo a presença dos serviços da CML, sem exceção, que durante este ano colaboraram com a PM.

O evento contou com a presença, para além dos trabalhadores da Polícia Municipal, chefias e representantes de vários serviços do Município de Lisboa que articulam de forma mais direta com a PM, do Vereador com o Pelouro da Segurança Carlos Castro, que agradeceu o trabalho e dedicação demonstrados pelos elementos policiais e civis da PM em prol da cidade, salientando o reconhecimento a nível internacional das boas práticas implementadas pela PM, dirigindo um agradecimento especial à UCCLA (União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa) pela sua contribuição na promoção do projeto de Cooperação em Segurança Urbana entre a CML/PM e Cabo Verde. Realçou também a importância do trabalho de cooperação, que nem sempre é visível, entre a Polícia Municipal e o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, cujo Comandante e 2º Comandante estiveram presentes.

A criação da Polícia Municipal de Lisboa remonta a 12 de setembro de 1891, data em que foram colocados na autarquia dois guardas do Corpo da Polícia Cívica. Posteriormente, e na sessão camarária de 23 de julho de 1931, foi proposta a Organização da Polícia Municipal com agentes privativos, recrutados entre elementos da Polícia Cívica, superintendendo nessa corporação um Oficial do Exército, que viria a tomar posse em 1 de novembro do mesmo ano. É em consequência da aprovação desta proposta que surge a atual Polícia Municipal.




Mais notícias sobre:
Segurança