Belem, Desporto, Educação

Porque o Tejo também é das crianças

02, Junho 2015
  • Dia da Criança Volvo Ocean Race 2015 (Clubes de Mar)
    Dia da Criança Volvo Ocean Race 2015 (Clubes de Mar)

No dia Mundial da Criança, 1 de junho, centenas de alunos do ensino básico de Lisboa passaram um dia diferente junto ao Tejo, na base da Volvo Ocean Race. Os pequenitos tiveram oportunidade de ver de perto os veleiros da maior regata à volta do mundo mas também velejar e remar, dando corpo ao arranque de uma experiência piloto da Câmara de Lisboa para introduzir os desportos náuticos no ensino.

Uma parceria da autarquia com os clubes náuticos da cidade no âmbito do programa Clubes de Mar, que pretende “dinamizar e democratizar o acesso à prática de desportos náuticos no Tejo”, explicou o vereador do Desporto Jorge Máximo.

O projeto surge no seguimento do programa curricular Apoio à Natação Curricular e procura retomar a vocação marítima de Lisboa, fomentando uma cultura náutica em Lisboa e particularmente na comunidade escolar. Porque é preciso acabar com “o anátema de que o desporto náutico é só para os ricos”, numa cidade que com o seu “rio fabuloso” e um “clima fantástico” tem um grande potencial, diz.

São três dias de actividades na Doca de Pedrouços e cerca de 900 crianças envolvidas, explicou Jorge Máximo, que marcam o início de “um caminho que não pode parar”. 

Array
Mais notícias sobre:
Belem, Desporto, Educação