Ambiente, Município

Poupança de água em projeto com cerca de seis mil pessoas

02, Março 2019
Trata-se do projeto ECH2O-ÁGUA, que é coordenado pela Associação Portuguesa de Recursos Hídricos e será aplicado em comunidades experimentais com dispositivos para a redução do caudal em torneiras e chuveiros.

ECH2O-ÁGUA é o nome do projeto que arrancou na Área Metropolitana de Lisboa para  a poupança de água em ambiente escolar, residencial e profissional. Foi apresentando na Fundação Calouste Gulbenkian e é desenvolvido pela Associação Portuguesa de Recursos Hídricos (APRH), em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa escolas e juntas de freguesia. 

José Sá Fernandes, vereador do Ambiente, participou na apresentação do projeto, que visa a capacitação dos utilizadores através do conhecimento tecnicamente informado das opções existentes para a diminuição de consumos de água domésticos, fundamental para a criação de uma consciência crítica sobre os problemas da escassez de água num contexto de mudanças climáticas. 

A APRH, que coordena o ECH2O-ÁGUA, estima que serão envolvidas, direta ou indiretamente, cerca de 6.000 pessoas, nos concelhos de Lisboa e do Barreiro.

Tem a duração de 18 meses e é baseado em ‘Comunidades Experimentais’ com um leque diversificado de faixas etárias e perfis socioprofissionais, que testarão dispositivos de  redução de caudal de água em torneiras e chuveiros.

A análise da evolução mensal dos valores consumidos permitirá identificar a respetiva pegada hídrica, num processo que será complementado pelo desenvolvimento de app para telemóveis e tablets. Pode ser acompanhado no sítio da internet especialmente concebido pela APRH.

Mais notícias sobre:
Ambiente, Município