Ambiente, Mobilidade, Mobilidade [SEM]

Prémio Nacional “Mobilidade em Bicicleta” 2015

17, Setembro 2015

O cinema São Jorge, recebeu, dia 17 de setembro, a cerimónia de consagração dos vencedores do Prémio Nacional “Mobilidade em Bicicleta”, integrada nas atividades organizadas pela autarquia de Lisboa que assinalam, até ao próximo dia 22, a Semana Europeia da Mobilidade, este ano subordinada ao tema: ESCOLHE. MUDA. COMBINA.

Sá Fernandes, vereador da Estrutura Verde da Câmara de Lisboa, manifestou a convicção de que Lisboa irá “ganhar o prémio” na próxima edição, em virtude dos melhoramentos de que a cidade tem vindo a beneficiar no âmbito da mobilidade ciclável.

Ao longo das dez edições do prémio, criado em 2006, a Câmara Municipal de Lisboa recebeu por duas vezes - em 2009 e 2013 - o prémio na categoria de Autarquias. No ano seguinte, Lisboa E-Nova - Agência Municipal de Energia-Ambiente de Lisboa, e a Polícia Municipal de Lisboa, foram distinguidas, respetivamente, nas categorias de Dinamização Cultural da Bicicleta e Forças de Segurança.

Dividido em diversas categorias - Autarquias, Cidadania, Comunicação Social, Empresas e Clubes, Ativismo e Intervenção Social, Dinamização Cultural da Bicicleta, Entidades Públicas -, a iniciativa da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) visa reconhecer publicamente contributos na promoção da utilização da bicicleta "através da criação ou melhoria de condições e facilidades".

Destaca-se, na lista de vencedores desta edição, o prémio atribuído à Universidade de Lisboa, em resultado do programa U-Lisboa em Bicicleta, financiado pela Câmara de Lisboa, no âmbito do Orçamento Participativo. O projeto, informaram os responsáveis, visou a elaboração da expansão e articulação da rede ciclável a todos os edifícios e áreas da Universidade de Lisboa por forma a fomentar a Mobilidade Suave.



Mais notícias sobre:
Ambiente, Mobilidade, Mobilidade [SEM]