Prémios Olisipíadas 2016, e o vencedor é…
08, Julho 2016Para Fernando Medina, as Olisipíadas são um momento de encontro da cidade com a prática do desporto promovendo ao mesmo tempo valores e sentimentos “ como nenhuma outra atividade”.
Nesta II edição, as Olisipíadas registaram 8330 inscrições nas 12 modalidades oficiais e em 4 modalidades adaptadas. Nas fases locais realizaram-se perto de 100 eventos desportivos que contabilizaram mais de 300 horas de atividade desportiva e contaram com a participação de 412 treinadores, 406 delegados/dirigentes, 153 árbitros e 84 voluntários.
Na cerimónia que marcou o encerramento da edição de 2016, Medina reservou para palavra especial a todos os que participaram “neste grande projeto”, não esquecendo a colaboração dos padrinhos, do grupo musical “Anjos”e dos campeões Olímpicos Carlos Lopes e Rosa Mota, “dois exemplos de grandes atletas e grandes portugueses”.
As juntas de freguesia e as escolas foram premiadas pela capacidade de mobilização de crianças e jovens, quer para os jogos das fases locais quer para as competições finais. Dos critérios para a atribuição dos prémios fizeram parte, para além dos resultados desportivos, a maior diversidade na participação.
Uma forma da CML reconhecer e valorizar o trabalho desenvolvido da organização dos novos jogos da cidade.
Visivelmente orgulhoso pelos resultados obtidos o Vereador do Desporto Jorge Máximo lembrou que “ no desporto o mais importante, não é vencer mas participar”. As Olisipíadas são para continuar em 2017 e com novidades, garantiu Jorge Máximo.
Os Vencedores
Alcântara, Areeiro e Campo de Ourique ocuparam os três primeiros lugares do pódio. Os prémios de mérito desportivo foram atribuídos a Arroios, Alvalade, Olivais, Ajuda, Marvila e São Vicente.
Na educação destaque para as escolas: Apee São João de Deus, Associação Ester Janz, Centro Cultural e Recreativo das Crianças do Cruzeiro e Rio Seco, EB1 Sampaio Garrido, EB Alexandre Herculano, EB Homero Serpa, EB RaÚl Lino, EB Santo Amaro, Escola Avé Maria, Externato “o Lar da Criança”, Externato Passos Manuel, Externato Soc. Prom. Educação Popular e S.I.B. a Voz do Operário.
Para o ano há mais!