Município

Presidente da Áustria recebido nos Paços do Concelho

19, Junho 2019
  • Visita do Presidente da Áustria
    Visita do Presidente da Áustria

No âmbito da sua visita oficial a Portugal, o Presidente da Áustria, Alexander Van der Bellen, foi recebido nos Paços do Concelho, no dia 19 de junho, pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina.

Esperando o estadista austríaco - que se fazia acompanhar pela primeira dama, Doris Schmidauer - estava a guarda de honra, a uma companhia da Guarda Nacional Republicana com banda e estandarte, que executou os hinos nacionais dos dois países. Após a revista às forças em parada, os dois presidentes e comitiva austríaca subiram ao Salão Nobre, para a habitual cerimónia de entrega da Chave da Cidade e assinatura do Livro de Honra.

Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal deu as boas vindas ao ilustre visitante, elogiando a sua "frontalidade de posições às questões mundiais, optando pelo multilateralismo, pelo diálogo e pela luta contra as alterações climáticas - questão central da ação política atual". Neste aspeto, o edil lisboeta garantiu o empenho de Lisboa na promoção do transporte público, na qualificação ambiental do espaço público, na criação de espaços verdes e na gestão dos recursos hídricos, tendo em vista as responsabilidades desta cidade, que será Capital Verde da Europa em 2020, em contribuir para a sustentabilidade ambiental e a neutralidade carbónica.

Fernando Medina destacou a colaboração entre as capitais de ambos os países, Lisboa e Viena, no domínio da cultura, no quadro da World Cultural Cities Forum, cuja próxima cimeira se realizará em Lisboa em outubro. O "acesso universal à cultura e às artes" é um objetivo das duas cidades, "vital para o desenvolvimento sustentável", afirmou o autarca, que defendeu o respeito pelo multiculturalismo e pelos direitos das minorias, que faz de Lisboa "um espaço de liberdade, tolerância e acolhimento para todos".

Por seu lado, o estadista austríaco confessou-se "impressionado pelo progresso da cidade" desde última das suas várias visitas a Lisboa, o que explica o facto de ela ser, pela terceira vez consecutiva, considerada "o melhor destino turístico da Europa". Alexander Van der Bellen constatou ser hoje Lisboa "uma cidade completamente diferente, capaz de atrair investidores, empresários e turistas de todo o mundo. Tendo sido vereador no município de Viena, Van der Bellen manifestou o seu agrado por ver Lisboa replicar algumas medidas da sua capital, como o passe único metropolitano e a assunção de cidade defensora dos direitos humanos.

Após a troca de presentes e os cumprimentos devidos pelo Corpo Diplomático acreditado em Portugal, a comitiva austríaca foi brindada com um momento de fato, protagonizado pela fadista Teresa Tapadas.

Mais notícias sobre:
Município