Município

Presidente da República do Peru recebido nos Paços do Concelho

25, Fevereiro 2019
Martin Vizcarra foi recebido por Fernando Medina, que entregou ao estadista peruano a Chave da Cidade.

O Presidente da República do Peru, Martin Vizcarra, foi recebido em 25 de fevereiro nos Paços do Concelho, no âmbito de uma visita oficial a Portugal, e recebeu das mãos de Fernando Medina a Chave da Cidade.

“Lisboa, tal como Lima [capital peruana], fica localizada junto ao oceano e ambas as capitais são cidades milenares”, lembrou Fernando Medina, “feitas de um cruzamento de culturas e civilizações, onde a integração das diferentes comunidades tem sido um exemplo de abertura, de tolerância e de boa convivência.”

O presidente da Câmara de Lisboa considerou a visita de “particular importância”, pois trata-se da primeira feita por Martin Vizcarra à Europa, após a sua eleição em março do ano passado.

O autarca, que salientou o “excelente relacionamento bilateral entre os dois países”, enfatiza ainda a cooperação multilateral que Lisboa e Lima têm mantido no quadro da União das Cidades Capitais Ibero-Americanas e “o bom relacionamento através de contactos bilaterais.” Como exemplo, Medina salienta a inauguração, em 1964, da Rua da República Peruana, na capital portuguesa e a instalação naquele local, vinte anos depois, de um busto do escritor e historiador peruano Garcilaso de la Veja (El Inca). 

“Guardarei estas chaves com afeto e como símbolo da amizade portuguesa”, afirmou por seu turno o estadista peruano, que vincou uma “relação muito especial com Portugal”. Para além da amizade entre os dois governos e os povos dos dois países, Martim Vizcarra salientou valores comuns como “a defesa da democracia, dos direitos humanos, do meio ambiente e da igualdade.”

Mais notícias sobre:
Município