Município

Presidente da Turquia recebido nos Paços do Concelho

06, Maio 2013
  • Presidente da Turquia recebido nos Paços do Concelho
    Presidente da Turquia recebido nos Paços do Concelho

O presidente da República da Turquia, Abdullah Gul, foi recebido nos Paços do Concelho, no dia 6 de maio, por ocasião da sua visita de Estado a Portugal. A recebê-lo estavam o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, a presidente da Assembleia Municipal, Simonetta Luz Afonso, e diversos membros da vereação.

Depois de prestadas as honras militares na Praça do Município, por uma companhia da Guarda Nacional Republicana, a uma companhia com Banda e Estandarte, que executou os Hinos Nacionais dos dois países, e de passada em revista a Guarda de Honra, António Costa guiou o ilustre convidado e respetiva comitiva até ao Salão Nobre, para a cerimónia de boas vindas.

No seu discurso, o presidente da Câmara recordou que "desde a visita do presidente Ahmet Sezer a Lisboa, em 2005, as relações bilaterais a nível político, económico e cultural evoluíram positivamente". António Costa lembrou igualmente que "Portugal, parceiro na OTAN, apoia a integração da Turquia na União Europeia, designadamente através do “Turkey Focus Group". Sublinhando o facto de na sessão se encontrarem empresários portugueses e turcos, o autarca expressou votos de intensificação das relações económicas e investimentos bilaterais entre os dois países, realçando o empenho da Câmara na dinamização da atividade económica da cidade, nomeadamente no setor do turismo.

Antes de terminar com o anúncio da presença nesta cerimónia de um grupo de alunos da Escola Básica Moinhos do Restelo, que estudaram e elaboraram trabalhos escolares sobre a Turquia, António Costa aludiu às relações de cooperação existentes entre Lisboa e Istambul, cidades que partilham "similaridades", cujo edil, Kadir Topbas, é presidente da Organização Mundial de Cidades - CGLU, sendo António Costa co-presidente, organização que tem vindo a desenvolver um "importante papel junto das Nações Unidas e do seu Secretário-Geral, com vista ao reconhecimento do papel e da importância das cidades no  contexto da atividade internacional, bem como na preparação da Conferencia do Habitat III, em 2016".

Depois de haver recebido a Chave da Cidade das mãos do presidente da Câmara e de haver assinado o Livro de Honra, Abdullah Gul agradeceu a receção e a distinção de que foi alvo, honra tanto maior porquanto "Camões descreveu Lisboa como a princesa das cidades", sendo que "Istambul é outra princesa", partilhando com Lisboa o facto de "ambas terem sete colinas, serem abertas ao mar, e serem cidades históricas que foram capitais de impérios, com uma herança patrimonial que inclui a diversidade cultural". Assim, nas palavras do estadista turco, Lisboa e Istambul "são ambas princesas e irmãs gémeas".

A cerimónia concluiu com ambos os presidentes rodeados pelas crianças da escola, que saudaram com simpatia, e com a atuação de Tânia Oleiro, que brindou a comitiva turca com dois fados na escadaria monumental dos Paços do Concelho.

Array
Mais notícias sobre:
Município