Município

Presidente do Egito nos Paços do Concelho

21, Novembro 2016
  • Visita do presidente do Egito, Al-Sissi
    Visita do presidente do Egito, Al-Sissi

O Presidente da República Árabe do Egito, Abdul Fatah Khalil Al-Sissi, foi recebido por Fernando Medina, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, numa receção que decorreu nos Paços do Concelho, no dia 21 de novembro, no âmbito da visita de Estado que o estadista egípcio realiza ao nosso país.

Recebido com honras militares por um batalhão da Guarda Nacional Republicana, com Banda e Estandarte, o autarca lisboeta, acompanhado pela Vereação, encaminhou Al-Sissi e comitiva (ao nível ministerial) para o Salão Nobre, onde foi acolhido pelo Corpo Diplomático acreditado em Lisboa e restantes convidados.

Fernando Medina deu as boas vindas ao presidente egípcio, recordando que esta visita decorre devido à "intensificação dos contactos bilaterais no quadro político e económico", quer na esfera bilateral, quer na multilateral (a última visita de um presidente egípcio a Lisboa foi no longínquo ano de 1992). Sublinhando a localização geo-estratégica de Lisboa, entre o Atlântico e as portas do Mediterrâneo, o edil lisboeta referiu que Lisboa "têm-se evidenciado como uma cidade aberta, inovadora e cosmopolita", destacando ainda "as boas relações entre os municípios de Lisboa e do Cairo".

"A situação atual na Europa e no Mundo exigem-nos mais", declarou Fernando Medina, apelando a que a resposta da Europa às crises económica e dos refugiados "não passe sem o reforço das relações com o outro lado do mediterrâneo", no âmbito do "desafio futuro da paz e do desenvolvimento".

No ato simbólico mais importante, o Presidente do Egito recebeu das mãos de Fernando Medina a Chave da Cidade, após o que procedeu à assinatura no Livro de Honra de Lisboa.

O estadista egípcio agradeceu a receção portuguesa e lembrou a época dos Descobrimentos, "que abriu novos horizontes para a humanidade" e "ajudou ao conhecimento de outras culturas e à aproximação entre os povos". Considerando que Lisboa, sendo hospedeira de múltiplos importantes eventos, como a Web Summit, se tem tornado mais conhecida mundialmente, Al-Sissi elogiou também a postura da capital portuguesa no acolhimento aos refugiados, "que aqui buscam a segurança e uma vida melhor".

Depois da habitual troca de presentes, a comitiva egípcia e restantes convidados foram brindados com uma atuação da fadista Cláudia Leal.

Array
Mais notícias sobre:
Município