Habitar

Presidentes das Câmaras do Porto e Lisboa afinam soluções para problemas comuns

31, Outubro 2016
Os presidentes das autarquias do Porto e Lisboa, Rui Moreira e Fernando Medina, reuniram-se no dia 31 de outubro, no Porto, para debater questões de interesse comum para ambas as cidades e anunciar um documento comum sobre a prevista descentralização para as autarquias.

Os presidentes das autarquias do Porto e Lisboa, Rui Moreira e Fernando Medina, reuniram-se no dia 31 de outubro, no Porto, para debater questões de interesse comum para ambas as cidades. Os dois autarcas, acompanhados por diversos vereadores dos seus executivos municipais, tiveram oportunidade de se debruçar sobre diversos temas, tais como investimento público nas cidades, nomeadamente em áreas como a habitação, o turismo e a segurança.

Estes “são temas que nos aproximam”, declarou o edil portuense, que também destacou o interesse comum em “encontrar formas de solucionar alguns entraves” que se colocam à contratação pública. Rui Moreira anunciou também que as duas autarquias irão preparar “um documento conjunto, a apresentar numa audiência a solicitar ao primeiro ministro”, sobre o previsto programa de descentralização para as autarquias.

Fernando Medina sublinhou a necessidade de haver “um esforço para termos mais pessoas a residir nos centros históricos das cidades”, recordando que estes dois centros urbanos, os maiores do país, “sofreram processos de desertificação” ao longo das últimas décadas. Recusando imputar culpas ao crescimento do turismo (“não se trata uma questão turista contra residente”), o edil lisboeta quer que “todas as zonas das cidades sejam multifuncionais, com turistas, residentes e comerciantes”. Para o efeito, há que “encontrar soluções novas de política de habitação”, providenciando “habitação a custos mais acessíveis” para que “as classes médias e os jovens possam residir no centro das cidades”, considerou Fernando Medina.

 

Fotografias: Miguel Nogueira / Câmara Municipal do Porto

Array
Mais notícias sobre:
Habitar