Educação

Prevenir o consumo de tabaco nas escolas

30, Maio 2018
Ação de sensibilização na Escola Padre António Vieira
  • Prevenção do consumo de tabaco nas escolas
    Prevenção do consumo de tabaco nas escolas

No âmbito do projeto “Diagnóstico e Prevenção Tabágica nas Escolas”, a Câmara de Lisboa, em parceria com a ACES Norte Lisboa, organizou em 30 de maio, Dia Mundial  Sem Tabaco, uma ação de sensibilização na Escola Padre António Vieira, que contou com a participação de Ricardo Robles, vereador da educação e Direitos Sociais da autarquia.

Na abertura da sessão, Ricardo Robles, depois de agradecer à direção da escola, aos professores e à Direção geral de saúde, dirigiu-se aos alunos, destacando a importância da recolha de informação no processo de tomada de decisão sobre o consumo de tabaco, “o importante é que devem informar-se e devem ser vocês a tomar uma decisão sobre as vossas vidas”, frisou. “Ensinar a participar e a tomar decisões sobre a vossa vida e sobre a vida coletiva da sociedade, é o papel fundamental da Escola”, além do ensino de disciplinas como a matemática, o português, línguas ou ciências”, acrescentou o autarca.

Diagnóstico e Prevenção Tabágica nas Escolas é um projeto desenvolvido desde 2015 em algumas escolas da área de influência do ACES Lisboa Norte ao qual se associou a Câmara Municipal de Lisboa em 2017. O objetivo é contribuir para a prevenção do consumo do tabaco através da informação para que os jovens sejam responsáveis nas suas escolhas e na adoção de estilos de vida saudáveis.

Realizar o diagnóstico sobre experimentação do tabaco nos alunos do 3.º ciclo é a finalidade do projeto, estruturado em 4 fases:  
- questionário a alunos 7.º ano, seguido de apresentação de resultados às turmas, bem como sensibilização para os malefícios do tabaco; acompanhamento dos alunos do 8.º ano na elaboração de materiais preventivos sobre o tabagismo; apresentação da peça de teatro “Só de vez Quando” e, por fim, a apresentação dos resultados e realização de relatórios de avaliação final em conjunto com os parceiros.

O Projeto abrange a totalidade dos 11 agrupamentos de Escola (AE) do Parque Escolar do ACES Lisboa Norte, totalizando cerca de 1380 alunos dos e 7.º e 8.º anos.


Mais notícias sobre:
Educação