Procissão de Santo António

13, Junho 2016
  • Procissão de Santo António
    Procissão de Santo António

Decorreu no dia 13 de junho a tradicional Procissão de Santo António, presidida pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente. Atrás da imagem de Santo António (como habitualmente, transportada numa viatura do Regimento de Sapadores Bombeiros e escoltada por um destacamento da Polícia Municipal), o cortejo integrou a representação municipal, nomeadamente, o presidente e vice presidente da Câmara Municipal de Lisboa, respetivamente, Fernando Medina e Duarte Cordeiro, a presidente da Assembleia Municipal, Helena Roseta, e os vereadores José Sá Fernandes e Jorge Máximo.

O desfile processional saiu com a imagem de Santo António da Igreja de que é orago, juntando-se no adro da Sé ao cortejo que seguia o pálio abrigando o Cardeal Patriarca de Lisboa, e que incorporou os clérigos do Cabido da Sé, da Vigaria de Lisboa e outros prelados diocesianos, para além de muitas centenas de elementos de irmandades e confrarias católicas da cidade, sendo acompanhado por milhares de devotos.

A procissão evoluiu pelas estreitas ruas de Alfama, com o seguinte percurso: Igreja de Santo António, Cruzes da Sé, Rua São João da Praça, Largo de São Rafael,  Rua de São Miguel, Rua da Regueira, Rua dos Remédios, Rua do Vigário, Largo de Santo Estêvão, Rua das Escolas Gerais, Travessa de São Tomé, Largo das Portas do Sol, Largo de Santa Luzia, Rua do Limoeiro, Largo de São Martinho, Rua Augusto Rosa, Rua das Pedras  Negras, Calçada do Correio Velho, Largo de Santo António, Largo da Sé e regresso à Igreja de Santo António.

No final, depois da bênção pelo Cardeal patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente recebeu os cumprimentos da edilidade lisboeta.