Habitar, Marvila

PRODAC Sul ganha anfiteatro

30, Julho 2015
  • PRODAC Sul ganha anfiteatro
    PRODAC Sul ganha anfiteatro

Um anfiteatro ao ar livre, complementado por acessos que fazem a ligação entre as duas partes do bairro PRODAC Sul, em Marvila, integra o novo Espaço Comum do local, inaugurado, dia 30 de julho, pela Associação de Moradores do Bairro Vale Fundão Marvila e pela vereadora Paula Marques, que tutela a Habitação e o Desenvolvimento Local, na Câmara de Lisboa.

A obra, criada no âmbito do Programa BIP/ZIP, envolveu toda a população do bairro, que se empenhou diretamente na construção da infraestrutura.

No dia da inauguração, abrilhantada pelo malhão minhoto dos Amigos da Portela, nome criado no momento para identificar o grupo que tocou cavaquinho, viola e concertina, Paula Marques lembrou que o novo espaço pretende criar mais proximidade entre os moradores, seja através de espetáculos de música, dança, teatro ou até assembleias de residentes: “Este é um projeto BIP/ZIP, que vem da vontade da população, e que é um espaço de convívio para todos”.

Emocionado, José Augusto, da Associação de Moradores, lembrou que, “este bairro, construído nos anos 70, foi esquecido durante 40 anos pela autarquia. Felizmente, hoje assim já não o é”, disse, agradecendo à vereadora o apoio agora recebido.

A inauguração do Espaço Comum do PRODAC Sul decorre numa altura em que a Câmara de Lisboa está a proceder à legalização dos 458 fogos daquele bairro de autoconstrução, edificado entre 1972 e 1973, no Vale Fundão. O processo, iniciado em 2013, “foi reforçado em termos de dinâmicas coletivas pelo projeto apresentado ao programa de Parcerias Locais BIP-ZIP 2014, que permitiu o início da melhoria dos espaços comuns e exteriores do bairro”.

Array
Mais notícias sobre:
Habitar, Marvila