Intervenção social

Projeto “É bom brincar seguro”

18, Junho 2018

Agora que o Verão veio para ficar, a temperatura aumenta e o sol fica mais forte, um conjunto de recomendações sobre proteção solar vão passar a fazer parte dos jardins e parques infantis da cidade de Lisboa. O primeiro aviso foi colocado no dia 17 de junho, no parque infantil do jardim França Borges, vulgo jardim do Príncipe Real, com a presença do vereador dos Direitos Sociais, Ricardo Robles.

Esta ação, que contou como apoio da CML, foi desenvolvida em parceria com a Liga Portuguesa Contra o Cancro, a Junta de Freguesia da Misericórdia e a marca de lentes de visão Essilor.

De modo a promover a sensibilização das crianças e dos pais para os cuidados a ter no Verão, foram efetuados rastreios oculares, e, com ajuda de uma máquina photomaton com  filtro ultravioleta foi possível ajudar os mais novos a espalhar bem o creme no rosto, identificando as partes que normalmente ficam menos protegidas.

A campanha “Com o Sol Não se Brinca” visa sensibilizar a população, em especial as famílias e as crianças para os riscos da exposição solar e promover a adoção de comportamentos e hábitos de vida mais saudáveis, reduzindo os riscos para a pele e olhos.

Aqui ficam então alguns dos conselhos úteis dados pelos nossos parceiros:

 

Como proteger as crianças dos riscos associados à exposição ao sol

 

Horário

Evite a atividade ao ar livre entre as 11h30 e as 16h30 - neste horário a intensidade da radiação solar está no seu pico e é a altura mais quente do dia. Optar pela atividade ao ar livre fora deste horário, não só contribui significativamente para a proteção da pele, como também é bastante mais confortável para os mais pequenos.

Sombra

Independentemente do horário, deve procurar, sempre que possível, realizar atividades com as crianças ao ar livre aproveitando a sombra de edifícios, árvores e toldos.

Roupa + chapéu 

Uma das formas mais eficazes de proteger a pele é cobri-la.

Quando for realizar uma atividade ao ar livre utilize vestuário que cubra a pele, tanto quanto possível. Use sempre chapéu com abas que proteja a cabeça, face, pescoço e orelhas e uma t-shirt que cubra o decote e os braços. Preferir tecidos de algodão mais denso.

 Óculos de sol

Usar óculos de sol, protege os olhos da radiação UV e também toda a zona em volta dos olhos. Use óculos sol com lentes de qualidade certificada para o protegerem da radiação solar.

Protetor solar

É recomendada a utilização de protetor solar com fator de proteção igual ou superior (SPF) a 30 e com filtros para os raios UVA e UVB. Escolha um protetor resistente à transpiração e à água.

Para uma proteção eficaz, aplique generosamente o protetor na pele 30 minutos antes da exposição ao sol, reaplicando-o de 3 em 3 horas ou depois de estar em contacto prolongado com a água.

 

 

 

Mais notícias sobre:
Intervenção social