Alcantara, Intervenção social

Quanto maior a idade, maior a sabedoria

02, Outubro 2015
  • Lançamento da campanha "Aumentar as Imagens Positivas acerca das pessoas idosas"
    Lançamento da campanha "Aumentar as Imagens Positivas acerca das pessoas idosas"

No Dia Internacional das Pessoas Idosas, 1 de outubro, a Câmara Municipal de Lisboa lançou uma campanha para a valorização da pessoa idosa na nossa sociedade, com o lema “Aumentar as Imagens Positivas acerca das pessoas idosas”. A iniciativa decorreu em Alcântara, com a participação do vereador dos Direitos Sociais da autarquia, João Afonso, e o presidente Fernando Medina. 

O principal objetivo é sensibilizar a população para o que de mais positivo podemos recolher através da paciência, do amor e sabedoria dos nossos idosos, afirmou João Afonso, que adiantou ser necessário transmitir aos mais jovens a mensagem de que “quanto maior a idade, maior a sabedoria”.

A idade muda, é verdade, mas coisas como o carinho, a diversão ou o talento permanecem independentemente dos tempos. Por isso a campanha assenta em frases que lembram essas características intrínsecas ao ser humano, independentemente da idade, adiantou o vereador. 

Por seu lado, Fernando Medina afirmou a importância de medidas especialmente dedicadas para as pessoas idosas nas prioridades do actual executivo camarário. É preciso manter as pessoas ativas e aproveitar “a experiência de pessoas com maior idade”, afirmou o edil, adiantando que as juntas de freguesia têm um papel muito importante neste âmbito. 

Medina, que interveio durante uma tarde de fados no Mercado Rosa Agulhas levada a cabo pela junta de freguesia local, acrescentou ainda que “conforto e segurança” são duas palavras-chave na intervenção do município para os munícipes, e particularmente tendo em conta as pessoas idosas. 

A campanha estará visível na rede de MUPIS da cidade e  foi concebida por jovens alunos finalistas do Curso de Marketing da Escola Superior de Comunicação Social, com o tema “A idade muda. A diversão não ”. Insere-se no objetivo estratégico do Plano de Intervenção para a Área do Envelhecimento da Rede Social de Lisboa e do Plano do Pelouro dos Direitos Sociais 2014-2017 da autarquia.

O Dia Internacional das Pessoas Idosas é comemorado anualmente a 1 de outubro e foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1991 com o objetivo e sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de se proteger e cuidar da população mais idosa.

Array
Mais notícias sobre:
Alcantara, Intervenção social