Município

Relações entre Portugal e Austrália reforçadas em Lisboa

06, Julho 2018
As relações a capital portuguesa e a Austrália estiveram em destaque durante o encontro entre o Governador-Geral da Austrália, Peter Cosgrove e o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa que teve lugar hoje, dia 06 de julho, nos Paços do Concelho.
  • Relações entre Portugal e Austrália reforçadas em Lisboa
    Relações entre Portugal e Austrália reforçadas em Lisboa

Depois da sessão de boas vindas e da apresentação de cumprimentos à delegação australiana, Fernando Medina falou de Lisboa como uma cidade aberta, cosmopolita e tolerante que acolhe todos, independentemente da sua ração ou religião.

Numa intervenção que se centrou também na história da cidade, "uma das mais antigas da Europa",o presidente da Câmara Municipal de Lisboa falou de uma Lisboa moderna, vibrante como uma forte comunidade empreendedora, afirmando-se cada vez mais como uma capital global onde o turismo é sinónimo de investimento e criação de emprego.

Dirigindo-se a Peter Cosgrove, Fernando Medina manifestou a sua preocupação perante a situação atual da Europa, onde o brexit no Reino Unido ou a crise humanitária "às portas do velho continente" provocada pelos fluxos migratórios deixam Medina "pouco otimisma". O presidente da CML reafirmando, no entando, "o compromisso de Lisboa e do país em fazermos mais para apoiar os países da Europa que lidam diretamente com esta crise".

Na final da sua intervenção, o presidente da autarquia, enalteceu o desejo de tornar mais fortes as relações entre a capital portuguesa e a Austrália.

Uma aspiração bem acolhida por parte do Governador-Geral da Austrália. Peter Cosgrove partilha a visão de Fernando Medina relativamente à complexidade das relações na Europa reafirmando ainda a convicção de trabalhar em conjunto e como parceiros nas relações bilaterais entre Lisboa e este país da Commonwealth.

O encontro na autarquia insere-se na visita oficial de três dias que Governador-Geral da Austrália está a fazer a Portugal, acompanhado pelo Ministro para o Desenvolvimento Regional, Territórios e Governo Local da Austrália, John McVeigh e por um vasto grupo de empresários.

O programa oficial de Peter Cosgrove, que termina amanhã inclui, entre outros, um encontro com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Mais notícias sobre:
Município