Reunião com as associações desportivas de Lisboa

Junho 24, 2013
Array

Decorreu no passado dia 24 de junho, no auditório do Liceu Camões, o encontro com dirigentes das associações desportivas da cidade. Um encontro que, no dizer de Manuel Brito, vereador da educação e desporto, teve o objetivo de “prestar contas àqueles que são os parceiros naturais do desporto na cidade de Lisboa”. 

Na apresentação os valores entre 2009 e 2013 foram reveladores de um substancial aumento de investimento, quer em apoios não financeiros (custos indiretos suportados pelo município), quer nos apoios financeiros diretos.  

No balanço que fez, Manuel Brito começou por relevar a importância desta reunião argumentando que a base essencial do trabalho municipal cabe aos clubes implementados na cidade. “No caso de Lisboa não tenho qualquer dúvida. A CML não deve fazer o desporto da cidade, quem faz desporto são os clubes”, referiu o vereador defendendo que cabe essencialmente à CML o apoio, a resposta e o acompanhamento de quem está já implementado no terreno. Manuel Brito não quis deixar de referir duas exceções ao modelo preconizado: “As duas exceções foram o programa de natação curricular, para a infância e juventude, o maior programa desportivo jamais realizado em Portugal, envolvendo cerca de 12.000 alunos. O segundo foi O Desporto Mexe Comigo, que na verdade é um programa de intervenção social através do desporto, e vem dirigido a crianças e jovens de bairros sociais”. A propósito deste último programa, Manuel Brito lembrou a distinção da ONU atribuída no Dubai onde o programa foi distinguido entre os melhores do mundo. A sublinhar esta intervenção foram projetados dois filmes sobre estes dois projetos. 

O vereador terminou a sua informação lembrando que o termo deste ciclo deixa a cidade dotada de 45 km de vias cicláveis, que o programa de natação abarca agora toda a população de pessoas portadoras de deficiência, que estes 4 anos viu o número de praticantes  de desporto da cidade de Lisboa aumentar de 20.000 para 98.000 com especial destaque para a população feminina e, por fim, que o próximo investimento estratégico a nível do desporto para a cidade passará pela ativação do desporto náutico e do tirar partido da relação da cidade com o rio. No final da sua intervenção Manuel Brito despediu-se com a sensação de dever cumprido. 

Seguiram-se esclarecimentos acerca das candidaturas às quais os clubes e entidades desportivas podem concorrer para beneficiar de apoios da CML, correspondendo este tipo de apoio a cerca de um terço do orçamento total da CML para a área do desporto.



Últimas notícias

Ago 29, 2014

Cinema Ideal reabre em Lisboa

O Cinema Ideal, localizado entre a Baixa Chiado e o Bairro Alto, voltou a funcionar após vários... saber mais...

Ago 27, 2014

Verão em Lisboa é na rua

Lisboa na Rua continua a animar a cidade com muita música, cinema e artes visuais. Já esta quarta... saber mais...