Areeiro, Intervenção social

Reunião do Conselho Municipal para a Igualdade

14, Julho 2015
  • Reunião do Conselho Municipal para a Igualdade
    Reunião do Conselho Municipal para a Igualdade
  • Reunião do Conselho Municipal para a Igualdade
    Reunião do Conselho Municipal para a Igualdade

O Conselho Municipal para a Igualdade - um órgão consultivo do Município de Lisboa - reuniu dia 13 de julho no Fórum Lisboa.

João Afonso, vereador dos Direitos Sociais da Câmara Municipal de Lisboa, que presidiu à reunião, começou por dar conta de algumas iniciativas recentes apoiadas pelo município levadas a cabo na cidade, nomeadamente a 19ª edição do Arraial Pride , e a Marcha do Orgulho LGBT- Lésbico, Gay, Bissexual e Transgénero. O vereador, informou igualmente que apresentou "em nome pessoal e do município" uma queixa à Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género contra a proibição da entrada de mulheres numa barbearia de Lisboa.

A ordem de trabalhos incluiu a aprovação da ata da reunião anterior, apresentação e votação da proposta de regimento interno, e apresentação da proposta de iniciativa do "Grupo de trabalho da conciliação da vida profissional, pessoal e familiar".

"Somos parceiros, venham as propostas", apelou João Afonso aos delegados presentes, entre os quais se contava Miguel Vale de Almeida, investigador do Centro Interdisciplinar de Estudos de Género. 

A próxima reunião, com data a anunciar, deverá ter lugar em outubro, dias antes da celebração do Dia Municipal para a Igualdade. Para o vereador dos Direitos Sociais, esta é uma data aproveitada pela Câmara de Lisboa para “afirmar publicamente o seu empenho nas questões da igualdade”.

O Conselho Municipal da Igualdade "tem como objetivo promover uma abordagem integrada e coerente da igualdade e não-discriminação em função da ascendência, sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual em todas as políticas do Município, quer no âmbito consultivo, quer propondo ações específicas de combate à discriminação."

Mais notícias sobre:
Areeiro, Intervenção social