Reunião Geral da Federação Europeia de Jornalistas

07, Junho 2018
  • Reunião Geral da Federação Europeia de Jornalistas
    Reunião Geral da Federação Europeia de Jornalistas

Decorreu em Lisboa, no dia 6 de maio, nas instalações do CIUL - Centro de Informação Urbana de Lisboa, a Reunião Geral de 2018 da Federação Europeia de Jornalistas, uma organização que integra sindicatos e associações profissionais de jornalistas de toda a Europa.

O encontro reuniu mais de sete dezenas de jornalistas de trinta países e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, que dirigiu aos participantes palavras de boas vindas. "Lisboa é uma cidade, aberta e tolerante e que, tal como o jornalismo, valoriza a liberdade, o diálogo e a diversidade. Quando os jornalistas e a imprensa são atacados um pouco por todo o mundo, temos que nos erguer em defesa da liberdade de expressão, pois sem jornalismo livre não há sociedades abertas e tolerantes", defendeu o autarca lisboeta.

Agradecendo o acolhimento dispensado pela Câmara de Lisboa, o dinamarquês Mogens Blicher Bjerregard, presidente da Federação, elogiou a postura de Fernando Medina, lamentando haver hoje poucos políticos que, como o edil de Lisboa, "defendem a liberdade de imprensa".

Durante a estadia em Lisboa, uma comitiva de membros da FEJ, organização de que o Sindicato dos Jornalistas português é membro, visitou diversos jornais sediados na cidade. Esta é a maior organização europeia de jornalistas, representando 320 mil jornalistas de 71 federações nacionais de sindicatos e associações profissionais de imprensa, sendo uma voz ativa na defesa da liberdade de imprensa e da atividade, integridade e dignidade dos jornalistas.