Cultura e Lazer, Santa Maria Maior

Roque Gameiro, Exposição "O Mar, a Serra, a Cidade"

17, Março 2014
  • Exposição O Mar, a Serra, a Cidade de Roque Gameiro - A Lavadeira
    Exposição O Mar, a Serra, a Cidade de Roque Gameiro - A Lavadeira
  • Exposição O Mar, a Serra, a Cidade de Roque Gameiro - Escadinhas de São Cristóvão
    Exposição O Mar, a Serra, a Cidade de Roque Gameiro - Escadinhas de São Cristóvão

A Câmara Municipal de Lisboa, em parceria com o Museu de Aguarela Roque Gameiro, inaugura no próximo dia 19 de março às 18h00, na Galeria dos Paços do Concelho, a exposição O Mar, a Serra, a Cidade.

No dia 4 de abril assinalam-se os 150 anos do nascimento de Alfredo Roque Gameiro, o grande mestre da pintura a aguarela em Portugal. A Câmara de Lisboa e o Museu de Aguarela Roque Gameiro associam-se na evocação desta data inaugurando a exposição O Mar, a Serra, a Cidade.

O percurso artístico do pintor é aqui revisitado através de uma seleção de cerca de seis dezenas de obras organizadas em torno dos eixos temáticos da sua eleição. Lisboa, a cidade em transformação que retratou intensivamente no início do século XX, é o núcleo que abre a mostra. Seguem-se O Mar, o Mundo Rural, Usos e Costumes, Ilustração e Retrato, representados em registos de atmosferas luminosas, de texturas variadas sob o efeito da luz, da riqueza cromática e tonal, distintivos visuais da expressão artística do Mestre.

Alfredo Roque Gameiro nasceu em 1864, em Minde, localidade do concelho de Alcanena onde está atualmente instalado o Museu de Aguarela Roque Gameiro. Mais tarde veio para Lisboa onde estudou e viveu. Foi bolseiro na Escola de Artes e Ofícios de Leipzig durante três anos e seguiu a corrente artística do naturalismo, procurando através da utilização de uma técnica extremamente expressiva, reproduzir a paisagem real.

No dia 4 de abril às 18h, nos Paços do Concelho, realiza-se um Concerto de Orquestra de Câmara do CAORG, com entrada livre.

O Serviço Educativo das Galerias Municipais e o Centro de Artes e Ofícios Roque Gameiro disponibilizam visitas guiadas por marcação (218 170 534 / galerias@cm-lisboa.pt).


Horário
2ª a 6ª feira das 10h às 18h | Entrada gratuita