Alcantara, Município, Urbanismo

Rua de Alcântara totalmente renovada

18, Fevereiro 2016
"Isto está muito bonito!", foram as palavras que mais se ouviram durante a visita do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa à recém renovada Rua de Alcântara. As obras, cujos prazos de execução foram cumpridos à risca, chegaram ao fim e a freguesia tem agora uma das suas principais artérias totalmente renovada, com melhores condições de circulação e mais conforto para os peões. Uma intervenção no âmbito do programa Pavimentar Lisboa, que passou também pela substituição dos sistemas de drenagem e esgotos.

Iniciadas em agosto do ano passado, as obras da Rua de Alcântara chegaram ao fim e foram visitadas pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa que assinalou a sua reabertura ao trânsito. Acompanhado pelo presidente da Junta de Freguesia, Davide Amado, e pelo vereador do Urbanismo, Manuel Salgado, Fernando Medina contactou com comerciantes e moradores, que manifestaram a sua satisfação pela forma como decorreu a intervenção e sobretudo pelos seus resultados.

“Fantástico”, “está muito bonito” e “agora sim” foram as principais exclamações, quase contagiantes, de moradores e comerciantes quando falaram com Fernando Medina, visivelmente satisfeito com o resultado da obra. “Um exemplo do que queremos que sejam as novas soluções para a cidade nas zonas não históricas de calçada”, afirma o edil, explicando que “marca o regresso dos passeios mais confortáveis e seguros”. 

De facto, o piso aderente e claro faz realçar a famosa luz de Lisboa, numa rua que tem agora os passeios mais largos e o trânsito reordenado, valorizando o espaço e o acesso ao comércio local. 

Um exemplo a seguir 

Por isso Medina afirma que se trata do “primeiro grande exemplo” de um tipo de obra que a autarquia pretende levar por diante, onde a prioridade é dada à “valorização do pedonal versus o automóvel, particularmente o automóvel desregulado com uma utilização intensiva e abusiva.” 

A obra integra o programa municipal Pavimentar Lisboa e era há muito reclamada pelos moradores e Junta de Freguesia. Por isso Davide Amado regozija-se pela sua conclusão, salientando a atitude dialogante da Câmara de Lisboa em todo o processo e o cumprimento dos prazos. “Rigorosamente seis meses”, diz. 

Uma atitude que importa manter, diz Fernando Medina. “E essa atitude de humildade na gestão da obra e diálogo permanente com a população” é algo que o edil “gostaria que estivesse presente” em todas as intervenções.

Fernando Medina frisa ainda que se tratou de “uma obra muito difícil”, pois para além da intervenção ao nível dos passeios e do pavimento foram também mudados os sistemas de drenagem e coletores de saneamento.

Array
Mais notícias sobre:
Alcantara, Município, Urbanismo