Belem, Cultura e Lazer

Santo Condestável com estátua em Lisboa

06, Novembro 2016
Lisboa homenageou hoje, dia 6 de novembro, um dos heróis da história portuguesa. A construção de uma estátua de D. Nuno Álvares Pereira era um sonhohá muito ambicionado pelos lisboetas que podem ver agora o Santo Condestável no Jardim Ducla Soares, em Belém.Um projecto que, para o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, "valoriza a memória e a identidade da cidade e do nosso País".

A estátua do Santo Condestável, da autoria de Augusto Cid, resulta da concretização de um projeto vencedor da edição de 2013 do Orçamento Participativo tendo como base a proposta da Comissão de São Nuno de Santa Maria.

Durante a cerimónia de inauguração da escultura que exibe a figura de D. Nuno Alvares Pereira como guerreiro ao segurar a espada solucionada em forma de cruz, numa dupla expressão de soldado e de santo,o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, agradeceu a todos os que ao longos dos anos se debateram para que este momento chegasse.

O novo monumento da cidade localiza-se num " local simbólico no plano histórico e temporal, entre a capela de São Jerónimo e a Torre de Belém", justificou Fernando Medina realçando  que a aposta na valorização do património cultural e histórico da cidade tem sido uma das principais linhas orientadoras deste mandato, uma aposta reforçada com a escolha de Lisboa como capital Ibero-Americana da Cultura 2017 ou com a continuação de projetos iniciados por outros executivos camarários.

Para o Presidente da CML, mais do que uma homenagem, a inauguração da estátua de " um dos portugueses mais notáveis e mais queridos", é um marco para a construção do futuro e reforço da identidade de uma nação.

Também o Presidente da República saudou a iniciativa, afirmando tratar-se " de uma justa, embora que tardia, homenagem a alguém que como combatente militar garantiu a preservação da nossa independência". Marcelo Rebelo de Soua agradeceu, em nome de todos os portugueses" a alguém que é um exemplo de patriotismo".

O Cardeal Patriarca de Lisboa D. Manuel Clemente, fez a benção da estátua cabendo a Fernando Medina e a Marcelo Rebelo de Sousa as honras de descerramento do mural dedicado ao Santo Condestável.

 

"Nuno Álvares Pereira- Condestável e Santo

1360-1431"

 Dom Nuno Álvares Pereira nasceu em 24 de junho de 1360, durante a crise de 1383, causada pelo morte sem descendentes diretos de D. Fernando, Álvares Pereira assume o comando do exército português e inflige duras derrotas aos espanhóis em Atoleiros e Aljubarrota, assegurando a independência de Portugal e a coroa para D. João I.

É considerado pelos historiadores como um dos maiores estrategas e génios militares portugueses.

Luís de Camões faz referência ao Condestável 14 vezes nos Lusíadas,"Ditosa Pátria que tal filho teve", é uma das expressões mais célebres.

Foi canonizado pelo Papa Bento XVI, em 26 de abril de 2009.

 

 

 

 

 

Array
Mais notícias sobre:
Belem, Cultura e Lazer