Urbanismo

Semana da Reabilitação Urbana apresentada nos Paços do Concelho

05, Dezembro 2013
  • Apresentação da semana da mobilidade
    Apresentação da semana da mobilidade
  • Apresentação da semana da mobilidade
    Apresentação da semana da mobilidade

A Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa, que vai decorrer entre 19 e 26 de março de 2014, foi apresentada no dia 5 de dezembro, no salão nobre da CML, pelo vereador Manuel Salgado e pelos representantes das principais associações empresariais, com interesse na Reabilitação Urbana.

Organizada pela revista “Vida Imobiliária” e pela imobiliária “Promevi”, em parceria com a Câmara de Lisboa, a Semana da Reabilitação Urbana avoca a reabilitação urbana como "desígnio nacional na revitalização da actividade económica e da sustentação da fileira da indústria da construção".

Na sessão, Manuel Salgado, vereador do Urbanismo, afirmou que, no país, são as cidades do Porto e de Lisboa que apresentam um maior número de edifícios por recuperar. Mas é na capital, declarou, que “o problema tem maior dimensão”.
O autarca lembrou que, em 30 anos, Lisboa passou de 800 para pouco mais de 500 mil habitantes” e que o “centro está despovoado”. Actualmente, disse, 6% dos edifícios na cidade estão em ruínas e 10% em mau estado, acrescentando que só nos edifícios devolutos da cidade seria possível dar habitação a 20 mil pessoas.

Após enumerar alguns programas e acções municipais que têm incentivado a reabilitação urbana na cidade, designadamente o “Reabilita Primeiro, Paga Depois”, o novo Plano Director Municipal ou os diversos incentivos fiscais para obras que reabilitem devolutos, o vereador referiu ser fundamental uma mudança do actual paradigma, no sentido de apostar numa reabilitação urbana que possa devolver à cidade os habitantes que entretanto saíram.

O autarca apelou, por isso, à banca, para facilitar o acesso ao crédito às empresas de construção, de modo a "desatar o nó" que tem prejudicado a reabilitação urbana na capital e contribuindo, assim, para tornar Lisboa numa cidade mais sustentável e com melhor qualidade de vida para os seus habitantes.

Arturo Malingre, director da Semana da Reabilitação, apelou, por seu turno, à participação de todos numa semana que integrará um vasto conjunto de acções: “Com a organização de conferências, tertúlias, exposições e montagem de instalações urbanas de rua, pretende-se desenhar uma experiência polarizadora, um momento envolvente e agregador, que estimulará novas visões e percepções, marcando o momento de celebração da reabilitação, renovação e regeneração da cidade”.

Durante a Semana da Reabilitação Urbana estão previstas acções de rua, passeios, conferências, tertúlias, workshops, exposições e a entrega do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana. Os eventos vão decorrer no Pátio da Galé, no Museu da Moda e do Design e no Terreiro do Paço.

Mais informação

Mais notícias sobre:
Urbanismo