Santa Maria Maior, Urbanismo

Semana da Reabilitação Urbana em abril

05, Março 2015
  • Semana da Reabilitação Urbana em abril
    Semana da Reabilitação Urbana em abril

A II Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa, que vai decorrer entre 13 e 19 de abril de 2015, foi apresentada no dia 5 de março nos Paços do Concelho, por Jorge Catarino, Diretor Municipal de Planeamento e Reabilitação Urbana. Participaram ainda os organizadores da iniciativa, Arturo Malingre e António Gil Machado.

Organizada pela revista “Vida Imobiliária” e pela imobiliária “Promevi”, em parceria com a Câmara de Lisboa, a Semana da Reabilitação Urbana integra o esforço de reabilitação urbana da autarquia, com uma estratégia de longo prazo que apresenta sinais da renovação urbana e social.

 

Mais qualidade de vida

Na sessão, Jorge Catarino afirmou que o investimento na reabilitação urbana é uma das prioridades do executivo para Lisboa, enumerando alguns programas e ações municipais que têm incentivado a reabilitação urbana na cidade, designadamente o RE9 e Uma Praça em Cada Bairro. Nos últimos anos, 90 por cento das obras foram efetuadas em reabilitação e apenas cinco em novo edificado, acrescentou.

O objetivo, concluiu, é apostar numa reabilitação urbana que possa tornar Lisboa numa cidade com novas prioridades, como a mobilidade suave, mais sustentável e com melhor qualidade de vida para os seus habitantes.

Arturo Malingre, diretor da Semana da Reabilitação, apelou, por seu turno, à participação de todos numa semana que integrará um vasto conjunto de conferências, tertúlias e exposições, além de eventos paralelos como os passeios a pé “Lisboa Autêntica” e os passeios de barco no Tejo, entre a Torre de Belém e a Parque Expo.

Destaque ainda para o ArchiKids Lisboa, em que as crianças são as protagonistas, e para a cerimónia de entrega do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana, dia 15 de março.

Por seu lado, António Gil Machado, diretor da Vida Imobiliária, disse que esta iniciativa oferece um programa variado para todos os públicos e torna a aposta na reabilitação urbana uma oportunidade para fazer uma cidade melhor.

A segunda edição da Semana da Reabilitação Urbana tem como palco principal a Sociedade de Geografia, na Rua das Portas de Santo Antão.

 

Mais informação




Array
Mais notícias sobre:
Santa Maria Maior, Urbanismo