Ambiente

Semana da Terra, 22 de abril a 1 de maio

20, Abril 2016
A CML assinala o Dia Mundial da Terra, 22 de abril, com um conjunto de iniciativas em redor das questões ambientais.

O Dia Mundial da Terra, instituído a 22 de abril de 1970, revela a crescente sensibilidade ambiental nomeadamente com os limites dos recursos naturais do planeta, a contaminação dos solos e a conservação da biodiversidade.

Para assinalar esta data a Câmara de Lisboa, em colaboração com vários parceiros, organiza a Semana da Terra, um conjunto de iniciativas para pensar sobre algumas destas questões e promover o debate em torno das problemáticas ambientais e da sustentabilidade e dar a conhecer alguns dos projetos da cidade nesta área.
 
Dia 22 de abril, a partir das 17h, poderá ficar a conhecer os dois mais recentes livros da estudiosa da Estufa Fria, Maria Lisete Caixinhas, doutorada em Biologia e eminente naturalista que desde o início da sua carreira desenvolve investigação no Instituto Superior de Agronomia:  Flora da Estufa Quente de Lisboa - Monocotiledóneas e Flora da Estufa Quente de Lisboa Pteridófitos e Dicotiledóneas. Estas duas publicações da CML contribuem para o conhecimento e compreensão da importância deste equipamento municipal para a preservação da biodiversidade.
 
A exposição %!? Ver o presente, patente entre 22 de abril e 31 de julho, materializa em gráficos tridimensionais os grandes números dos consumos de alguns dos recursos naturais mundiais tornando compreensível  pela nossa perceção a intensidade com que estamos a consumir o planeta desde 1960 até à atualidade. Paralelamente à exposição está previsto um conjunto de iniciativas.  Esta mostra estará patente no Centro de Interpretação da Estufa Fria.
 
A Semana  da Terra encerra com o Festival EarthFest que se realiza no Parque Florestal de Monsanto nos dias 30 de abril e 1 de maio, em co-organização com a Fareduca e com o apoio de vários parceiros de áreas ligadas à sustentabilidade. O programa contempla um amplo conjunto de atividades, desde debates, palestras, filmes, espetáculos de teatro, concertos de música, oficinas temáticas e infantis, exposições, passeios, visitas, uma montra de parceiros e uma feira de produtos. Inscreva-se, todas as atividades são gratuitas, e aproveite para também contar uma história no CUMES - Conta-MeUmaEstória .

Com início no sábado, 22 de abril, e ao longo da semana, estão previstos passeios orientados, atividades para famílias e para escolas ou grupos organizados, que convidam a conhecer ou revisitar a Estufa Fria de Lisboa, o Corredor Verde de Monsanto, a Quinta Pedagógica ou a Quinta do Zé Pinto.

Participe! Conheça o programa e inscreva-se aqui – todas as atividades são gratuitas.

Ficheiros associados:
Semana_daTerra_Programa.pdf2.2 M
Mais notícias sobre:
Ambiente