Higiene urbana

Serviços de Limpeza recolhem 36 toneladas de lixo nos Arraiais Populares

12, Julho 2017

Através de uma gestão consciente dos resíduos a iniciativa “Lisboa é linda e fica mais bonita quando todos cuidam”, pretendeu tornar as Festas de Lisboa mais sustentáveis.

Durante o mês de Junho, foram recolhidas seletivamente próximo de 10 toneladas de resíduos, num conjunto dos 12 arraiais aderentes - Alto de Santo Amaro; Pedrouços; Shoenstatt; Combatentes; Santa Catarina; Os económicos; Viver Campolide; Santa Engrácia; Alfinetes e Salgadas; Associação Desportiva dos Olivais; Ingleses Futebol Clube; Navegantes.

Além da aposta na sensibilização feita por equipas devidamente identificadas, foram instalados equipamentos que vieram facilitar a recolha de embalagens – papel e cartão, vidro, plásticos e metal – que foram separados por organizadores, visitantes e voluntários.

A promoção deste tipo de medidas pretende aumentar os quantitativos de resíduos, que são direcionados para um destino mais adequado contribuindo assim para o aumento dos níveis de reciclagem da cidade de Lisboa e para a melhoria da qualidade do ambiente em geral. Durante as festividades, cada arraial teve afixado os resultados da eficiência de separação atingida.

Com o material separado nesta iniciativa será possível produzir novas 23.700 t-shirts, 1.334 caixas de cartão para embalar frigoríficos e uma garrafa de vidro com 12,7 metros de altura. Foram também bem separadas 2 toneladas de resíduos orgânicos, valorizadas para produção de composto e biogás.

Os Eco Arraiais nas Festas da Cidade são iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Lisboa, da Valorsul e da Sociedade Ponto Verde, com o apoio da EGEAC (Empresa de Gestão de Equipamentos e Atividade Cultural de Lisboa), entidade promotora das Festas de Lisboa.



Mais notícias sobre:
Higiene urbana