Sessão pública sobre o Eixo Central
12, Abril 2016Decorreu, no dia 11 de abril, no Mercado 31 de Janeiro (Picoas), mais uma sessão pública para apresentação e debate sobre os desenvolvimentos dos projetos de requalificação do Eixo Central (Av. Fontes Pereira de Melo - Picoas - Praça Duque de Saldanha - Av. da República).
A sessão contou com a presença de cerca de duas centenas de munícipes, sendo muita participada, com dezenas de intervenções (por vezes acaloradas). Na mesa estiveram o vereador do pelouro do Urbanismo, Manuel Salgado, os presidentes das Juntas de freguesia de Arroios e Avenidas Novas, respetivamente, Margarida Martins e Daniel Gonçalves, e os técnicos municipais.
O vereador Manuel Salgado justificou a convocação desta sessão pública pelo facto de haverem sido introduzidas alterações aos projetos iniciais após o diálogo estabelecido com a Comissão de Moradores das Avenidas Novas e com a necessidade de informar a população sobre o que está em causa: a requalificação do espaço público nesta zona de intervenção, com a criação de mais áreas pedonais, zonas verdes e esplanadas, bem como o incentivo à utilização de meios de mobilidade suave, com a introdução de ciclovias e medidas de acalmia de tráfego. Coube ao arquitecto Pedro Dinis a apresentação das alterações aos projetos.
Durante o debate surgiram vozes contestando a necessidade de mudança, nomeadamente, manifestando preocupação pela perda de lugares de estacionamento. Entre os críticos do projeto destacaram-se o vereador João Gonçalves Pereira e o Automóvel Clube de Portugal. Não obstante, o vereador Manuel Salgado garantiu que existirão espaços destinados a cargas e descargas e lugares de estacionamento nos parques subterrâneos da zona, destinados aos moradores. De qualquer modo, anunciou o autarca, os projetos poderão continuar a ser sujeitos a alterações suscitadas por estas sessões públicas.
Mais informação sobre a requalificação do Eixo Central