Comercio

Site "Lojas com História" vence categoria Media Digital dos Prémios SAPO

17, Outubro 2017
A edição de 2017 dos Prémios SAPO atribuiu, no passado dia 12 de outubro, o prémio Digital Media ao site do programa da Câmara Municipal de Lisboa "Lojas com História". O galardão, entregue ao vice presidente da autarquia, Duarte Cordeiro, “premeia a excelência da comunicação online”.
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De acordo com a organização do concurso, “este prémio veio galardoar, pela primeira vez, projetos de Media Digital que se distinguiram pelo seu caráter inovador”. Os projetos “foram selecionados pelo SAPO com base em sites ou rubricas que foram lançados, renovados ou reformulados entre 1 de junho de 2016 e 31 de maio de 2017 e que apresentam novos paradigmas na forma de aceder, consultar ou visualizar informação”.

O projeto “Lojas com História”, coordenado por Sofia Pereira, foi criado pela Câmara Municipal de Lisboa (CML), em fevereiro de 2015,  “movido por um sentido de urgência na preservação e dinamização deste património, sabendo que nele reside uma parte relevante da identidade e caráter da cidade e que é, ao mesmo tempo, um importante mecanismo social e económico para o seu desenvolvimento”.

Após um intenso trabalho de pesquisa documental e de trabalho de campo, em fevereiro de 2016 a CML aprovou os critérios de atribuição da distinção “Lojas com História”, e as competências do grupo de trabalho e do conselho consultivo.

Em julho de 2016 e fevereiro de 2017, sob proposta do Grupo de Trabalho, e depois de ouvido o conselho consultivo, a autarquia aprovou a atribuição da distinção “Lojas com História” a um conjunto de respetivamente 63 e 19 estabelecimentos comerciais. Atualmente, por iniciativa dos comerciantes, proprietários ou sociedade civil, os estabelecimentos poderão candidatar-se à atribuição desta distinção.

Para apoiar a manutenção e fomento das características genuínas deste importante setor do comércio, a CML criou o fundo municipal “Lojas com História”.

Além dos apoios financeiros previstos neste regulamento, a CML promoveu a criação da identidade visual do programa no âmbito da qual foram desenvolvidos suportes promocionais variados como este website e ainda a constituição de uma equipa municipal dedicada aos lojistas.

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