Habitar

Sorteio habitacional atrai 1775 candidatos

16, Janeiro 2018

Decorreu no Edifício Central da Câmara Municipal de Lisboa, ao Campo Grande, no dia 16 de janeiro, o sorteio das candidaturas da 16.ª edição do Programa municipal - Renda Convencionada, que tem como principal objetivo trazer mais jovens para Lisboa.

Foram 1775 os candidatos que concorreram, entre 27 de Novembro de 2017 e 5 de Janeiro, a 14 fogos, com uma renda média de 182 euros, localizados nas freguesias de Marvila (5); Olivais (3); Parque das Nações (4); Santa Clara (1) e Stª Maria Maior (1).

São jovens os que mais procuram este programa municipal de habitação, que tem a particularidade de estar aberto, tanto a candidatos de Lisboa como fora do concelho. O perfil dos concorrentes, nesta 16ª edição, mostrou uma média de idades de 36 anos, com uma percentagem considerável de pessoas isoladas (56%),verificando-se ainda que 52% dos candidatos reside já na cidade e com um rendimento médio bruto de 900 euros por agregado familiar.

Pioneiro, este Programa foi implementado pela autarquia num momento em que começavam a sentir-se novas necessidades de habitação, nomeadamente de famílias que queriam alugar casa em Lisboa e não tinham capacidade para aceder ao mercado privado.

Desde o final de 2013, ao abrigo deste programa de arrendamento acessível, com promoção e gestão inteiramente pública, têm vindo a ser reabilitadas e disponibilizadas casas com tipologias que variam entre T0 e T4, pelas diversas freguesias da cidade, embora com mais incidência no centro histórico. Uma forma de reforçar resposta às camadas de rendimentos intermédios e de proporcionar melhores condições às famílias que pretendem instalar-se na cidade e renovar a população de Lisboa.

O Programa pretende colocar à disposição dos interessados mais de 9000 fogos. O valor das rendas tem como princípio nunca representar mais de 35% do rendimento disponível, nem menos de 10%.

A autarquia está a tentar dar resposta à grande procura registada e já está a preparar o lançamento de novos concursos, estando o próximo previsto para março deste ano.

Lista dos candidatos vencedores

Lista de candidatos sorteados por fogo

Mais notícias sobre:
Habitar