Investir

Study in Lisbon Lounge

01, Março 2017
Câmara Municipal de Lisboa abre espaço de acolhimento a estudantes internacionais - 2 de março, 10h30, Praça Carlos Fabião, Lote 3, Escritório 3 (entrada pela Rua Adriano Correia de Oliveira, antiga Praça Projectada à Avenida das Forças Armadas).

Na semana em que a capital portuguesa entrou no Top 50 do Ranking Mundial das Cidades mais atractivas para estudantes internacionais da agência inglesa QS (Quacquarelli Symonds), a Câmara Municipal de Lisboa inaugura, em 2 de Março, o STUDY IN LISBON LOUNGE. 

Este espaço, situado na zona de Entrecampos, beneficia da proximidade de diversas universidades, e pretende ser um espaço de recepção e informação para todos os alunos estrangeiros que escolham estudar na capital Portuguesa.

O Lounge funcionará de segunda a sexta-feira, e no local estarão representados vários parceiros, para que se possam disponibilizar aos alunos internacionais um amplo e diversificado conjunto de serviços. Além das informações prestadas pelo próprio Município, poderão ainda ser tratados assuntos relacionados com os vistos de residência e passaportes - através da presença no espaço de um Balcão do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). Será ainda possível aos alunos terem acesso a outros serviços e informações relevantes, tais como o apoio à procura de alojamento, abertura de contas bancárias, sistema de transportes, cursos de português, informações sobre sistema nacional de saúde, contactos com embaixadas, oportunidades de emprego ou estágios, entre outros.

No local é também distribuído gratuitamente o Guia do Estudante Universitário, publicação da Câmara Municipal de Lisboa, e serão ainda prestadas informações gerais sobre a cidade (culturais, lazer, desportivas) procurando oferecer ao estudante uma experiencia de acolhimento única e distintiva.

Na inauguração, além da apresentação do STUDY IN LISBON LOUNGE por parte do vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Duarte Cordeiro, participam a secretária de Estado do Ensino Superior, Fernanda Rollo, e a directora nacional do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Luísa Maia Gonçalves. 

Nesta sessão serão ainda assinados os protocolos de colaboração com as quatro entidades que partilharão o espaço com a CML, respectivamente, o SEF – Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, e as associações Erasmus Life Lisboa, Erasmus Student Network e Erasmus Lisboa.

 

Sobre o Study in Lisbon


O projeto Study in Lisbon foi criado em 2014 pela Câmara Municipal de Lisboa com um amplo conjunto de parceiros, entre os quais se incluem as universidades públicas e privadas da cidade, o IPL- Instituto Politécnico de Lisboa, o Centro de Informação Europeia Jacques Delors, a Fullbright Commission, e a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento. Ao longo dos últimos dois anos foram desenvolvidas inúmeras iniciativas com o objetivo principal de atrair cada vez mais estudantes estrangeiros para Lisboa (que ultrapassaram em 2015 os 15.000) e tornar a cidade num polo de conhecimento e inovação, com reconhecimento internacional. 

O que dizem os parceiros

“No Study in Lisbon Lounge o SEF estará mais perto de estudantes, investigadores e empreendedores, nacionais e estrangeiros, ao serviço da respectiva situação documental, contribuindo para que possam mais facilmente cumprir os seus objectivos. Saudamos a iniciativa à qual temos a satisfação de pertencer uma vez que se insere na estratégia que o SEF tem vindo a seguir de aproximação aos cidadãos.“ (Luísa Maia Gonçalves, Diretora Nacional do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF)

“A Erasmus Life Lisboa mantendo a sua vontade de continuar em voga na cidade de Lisboa e na constante dinamização e promoção da nossa cidade voltados aos estudantes internacionais, vem com prazer juntar-se a esta iniciativa do Study in Lisbon com o intuito de trazer um outro Welcome Center à cidade de Lisboa, desta vez em Entrecampos, junto à cidade universitária.”

(André Oliveira Martins, Founder e CEO Erasmus Life Lisboa).

"O Study in Lisbon Lounge será uma extensão de particular relevância e importância da plataforma Study in Lisbon, oferecendo aos estudantes internacionais na cidade um contacto directo com a plataforma e os seus vários constituintes. Centralizará diversos serviços aos estudantes que até agora dificultavam o seu começo de vida e integração na cidade, desde o alojamento a documentação legal, fazendo a ponte entre a vida no seu país de origem e a sua futura vida numa cada vez mais vibrante cidade cosmopolita como é Lisboa." (José Trindade, Presidente ESN Lisboa).

“O Study in Lisbon Lounge irá proporcionar aos estudantes internacionais a conveniência de ter múltiplas necessidades satisfeitas em um só local, em vez de terem de se deslocar por toda a cidade, para obter os mesmos serviços. Nós, no Erasmus Lisboa, estamos muito entusiasmados em podermos contribuir para este projecto”. (Francisco Silva, Founder e CEO Erasmus Lisboa).

Mais notícias sobre:
Investir