Educação, Investir

Study in Lisbon na rota do sucesso

07, Abril 2016
O Study in Lisbon está em crescimento, 2016 fica marcado por uma recepção nos Paços do Concelho com mais de meia centena de estudantes internacionais e o futuro promete.

Ainda sob o empolgante efeito de uma recepção de boas vindas que juntou em fevereiro, nos Paços do Concelho, cerca de 650 estudantes internacionais, a plataforma Study in Lisbon realizou em 6 de abril, naquele local, a sua segunda reunião anual de acompanhamento e balanço. O crescimento do projecto é nota dominante e as expectativas são animadoras.

A reunião, que juntou representantes de várias universidades da capital e outros parceiros como a Eramus Life Lisboa, a Erasmus Student Network ou o Centro Jacques Delors, fez um balanço “francamente positivo da recepção, que superou todas as expectativas”. A afirmação é de Helena Almeida, do departamento de Economia e Inovação da Câmara de Lisboa, que se fez ainda representar pelo seu director municipal, Paulo Soeiro de Carvalho, e pela diretora do departamento de Inovação e Setores Estratégicos, Suzana Corvelo. 

Helena Almeida sublinha a “entusiasmada participação” dos estudantes nas diversas actividades promovidas no dia da recepção, 26 de fevereiro, bem como a adesão de diversos parceiros que contribuíram com brindes para o welcome kit então distribuído aos jovens.  

A iniciativa é para ser repetida, adianta, os moldes e o local serão ainda decididos em futuras reuniões. Por outro lado, os participantes abordaram ainda a criação de um balcão de apoio aos estudantes internacionais, o Study in Lisbon Lounge, que será instalado nas Torres da EPUL na Avenida das Forças Armadas e terá um balcão do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). 

Com uma participação fortemente composta por membros da comunidade académica, houve ainda tempo para a apresentação de um estudo sobre os estudantes internacionais em Lisboa, coordenado pelo antropólogo Daniel Malet Calvo, do ISCTE, que brevemente será tornado público. 

Na reunião foi ainda informado que o Study In Lisbon integra a delegação portuguesa que participará na conferência e exposição anual da NAFSA (National Association of Foreign Student Advisers), a maior feira internacional de educação que decorre entre 29 de maio e 3 de junho nos Estados Unidos da América (Denver, Colorado).

Mais notícias sobre:
Educação, Investir