Desporto

Subida à Glória

18, Maio 2013

Cem anos volvidos sobre a primeira prova de ciclismo Subida à Glória, no passado dia 17 de maio, foi tempo de retomar esta mítica prova do ciclismo português. O desafio foi lançado pela federação Portuguesa de Ciclismo a todos os amantes da bicicleta. Quer profissionais quer amadores responderam à chamada totalizando cerca de uma centena e meia de inscrições. A prova consiste na subida da íngreme Calçada da Glória até às escadinhas que dão para a S. Pedro de Alcântara.

Grandes estrelas do ciclismo nacional bateram-se pelo primeiro lugar que foi alcançado pelo jovem Ricardo Marinheiro e no naipe feminino por Ana Azenha, ambos em BTT. Coube a Ricardo Marinheiro a honra de estabelecer o novo recorde da prova em 39 segundos, derrubando o recorde de 55 segundos alcançado em 1926 por Alfredo Piedade e nunca ultrapassado até à interrupção da prova em 1988. 

Entre os participantes também compareceram glórias de outros tempos como Marco Chagas e Leonel Miranda.   

Coube ao vereador da mobilidade, Fernando Nunes da Silva, a entrega do prémio à vencedora feminina da prova Ana Azenha, campeã nacional de pista. 

Apesar da chuva persistente foram muitos os que venceram a prova de chegar ao cume da Glória pedalando bicicletas de todos os feitios provando de uma vez por todas que as colinas de Lisboa não são invencíveis a quem gosta de pedalar. 

Mais notícias sobre:
Desporto