Mobilidade

Terceira fase da ZER dia 15 de janeiro

12, Março 2015

As Zonas de Emissões Reduzidas (ZER) têm como principal objetivo diminuir a concentração de poluentes nas cidades.  É falsa a ideia que esta medida se destina a promover a renovação da frota automóvel, que esta medida se destina a perseguir viaturas antigas. Não. Esta medida destina-se à promoção da qualidade do ar, por via da proibição da circulação de viaturas que não cumpram determinadas normas ambientais. Se cumprirem determinadas normas ambientais podem circular.

A terceira fase da Zona de Emissões Reduzidas (ZER) em Lisboa, entrou em vigor dia 15 de janeiro de 2015, para os veículos ligeiros e pesados.

O objetivo destas medidas não é excluir os veículos de circulação, é melhorar a capacidade e sustentabilidade ambiental da cidade.  Como referimos, a Câmara de Lisboa não pretende excluir os veículos pela data de matrícula, mas que estes cumpram com as normas ambientais e emitam por quilómetro valores mais reduzidos de partículas e outros poluentes nocivos para a saúde. Dotar as viaturas com sistemas alternativos de abastecimento como o GPL, gás natural ou a colocação de dispositivos redutores dos elementos poluentes poderão ser soluções para respeitar as normas de emissões.

Nesta nova fase, serão também considerados os táxis, até agora excluídos do cumprimento da norma. A partir de 1 de julho de 2015, os táxis ligeiros apenas poderão circular nas Zonas 1 e 2 desde que respeitem a norma de emissões Euro 1, ou tenham emissões consideradas similares..   

Apesar dos resultados já atingidos, na Zona 1 entre 2011 e 2012, serem globalmente positivos para o ambiente - redução de emissões poluentes em 20% no caso das partículas (PM10), e 8% no caso do dióxido de azoto (NO2) -, os valores agora conhecidos, divulgados no estudo da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, ainda excedem os limites máximos estabelecidos pela União Europeia.

 Os veículos ligeiros, construídos antes de janeiro de 2000, e os pesados construídos antes de outubro de 2000, e os veículos que não respeitem a norma de emissões Euro 3, deixarão de poder  circular na Zona 1, nos dias úteis, entre as 7 e as 21 horas, a partir de 15 de janeiro de 2015. Mantém-se a permissão de atravessamento desta zona entre a Rua das Pretas e a Praça da Alegria, e na Rua da Conceição.

Os ligeiros construídos antes de janeiro de 1996 e os pesados construídos antes de outubro de 1996, e os veículos que não respeitem a norma de emissões Euro 2, deixarão de poder circular Zona 2, nos dias úteis, entre as 7 e as 21 horas, a partir de 15 de Janeiro de 2015.

Devido às suas características particulares, a Câmara contemplou um regime de exceção para alguns veículos.

 

Perguntas frequentes

Mais informação

Autorização para circulação - Formulários e informação

Intervenção do Presidente da CML, sobre as Zonas de Emissões Reduzidas (ZER), na reunião da Assembleia Municipal de 27 de Janeiro de 2015 

Array
Mais notícias sobre:
Mobilidade