Terra do Sol Nascente anima Belém
23, Junho 2014No mesmo dia em que o solstício marcava a chegada do Verão, o jardim do Japão em Belém foi palco de mais uma festa da “Terra do Sol Nascente”. Música, artes marciais, gastronomia e banda desenhada foram alguns dos condimentos que abrilhantaram a tarde soalheira junto ao Tejo.
O “estranho” jardim de pequenos montes relvados junto ao Padrão dos Descobrimentos acolheu milhares de visitantes em 21 de junho, marcando a quarta Festa do Japão que mais uma vez integra as Festas de Lisboa e contou com a presença da Vereadora da Cultura, Catarina Vaz Pinto, e do vereador Carlos Manuel Castro.
Do sushi a outras iguarias japonesas, do bonsai aos conhecidos heróis nipónicos de banda desenhada, a cultura japonesa voltou a estar presente em mais esta edição da Festa do Japão, que contou ainda com uma animada demonstração de Cosplay.
Amizade e interculturalidade
Catarina Vaz Pinto lembrou que a Câmara de Lisboa e a empresa municipal de cultura EGEAC apoiam a Festa do Japão desde a sua primeira edição, em 2011. Uma iniciativa que a vereadora saúda, afirmando que “celebra a amizade e a interculturalidade”. Uma oportunidade para conhecer a cultura Japonesa e para fortalecer o intercâmbio entre os dois países, remata Catarina Vaz Pinto.
Intercâmbio que o embaixador do Japão em Lisboa, Hiroshi Azuma, salienta também, saudando o apoio da autarquia à iniciativa. O embaixador deu ainda início à cerimónia do Kagamiwari, a tradicional abertura do Barril de Saké que os visitantes tiveram oportunidade de provar.