Cultura e Lazer, Município, São Vicente

TODOS- À descoberta de São Vicente

20, Setembro 2018
“À descoberta de um novo território da cidade: São Vicente”, é o lema do TODOS que de hoje, 20 de setembro, e domingo está de regresso a Lisboa.
  • TODOS- À descoberta de São Vicente
    TODOS- À descoberta de São Vicente

Depois de nos últimos anos ter passado pelo Martim Moniz, Intendente e Mouraria, Poço dos Negros e São Bento, o TODOS parte em 2018 à descoberta da freguesia de São Vicente numa é uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa e Academia de Produtores Culturais com conceção artística e programação de Giacomo Scalisi, Madalena Victorino e Miguel Abreu.

"Um festival que é cada vez mais uma marca da cidade e que faz jus ao que Lisboa tem sido ao longo dos séculos. Uma cidade de encruzilhadas, de encontros e um porto de abrigo para todos", disse Catarina Vaz Pinto, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa no arranque oficial do TODOS, marcado pela inauguração de uma exposição de fotografia e pela apresentação do livro comemorativo do décimo aniversário.

O festival que este ano assinala a sua 10ª edição mantém a missão de viajar pelo mundo através das artes sem sair da capital, através de um conjunto de atividades, para toda a família, que incluem visitas a espaços da freguesia, musica, circo gastronomia entre muitas outras.

Os destaques

 A celebração do mundo através de um programa de arte contemporânea internacional, de visitas a espaços e que escondem aspetos da História de Portugal e da gastronomia do mundo, confecionada por estrangeiros que estão a chegar, a partir e a residir em Lisboa são os grandes destaques do TODOS.

Serão quatro dias para percorrer a zona de São Vicente, e “encontrar espetáculos de novo circo a dialogar com a feira da ladra, com a Voz do Operário, teatro, dança, música, performance, em palácios, armazéns, conventos, salões de festa antigos, ver fotografia feita por fotógrafos portugueses atraídos pelo mundo que o bairro contém, a infância intercultural ou o universo militar” entre muitas outras atividades.

A programação desta edição inclui ainda criações que envolvem artistas e alunos estrangeiros e portugueses que estudam nas escolas do bairro, com o envolvimento das de famílias orientais, africanas, sul americanas, de Alfama também, visitas guiadas à freguesia de São Vicente e um conjunto de atividades para toda a família.~

As várias iniciativas irão decorrer em locais como o Jardim Botto Machado (Feira da Ladra), o palácio da Trienal de Arquitetura, o espaço DAMAS, entre outros.

Mais informação

Mais notícias sobre:
Cultura e Lazer, Município, São Vicente