Desporto, Município

Torneio de Futsal de Lisboa: que comecem os jogos

19, Dezembro 2016
Já estão sorteadas as equipas para o Torneio de Futsal da Cidade de Lisboa, mais uma iniciativa que decorre sob a égide da candidatura a Capital Europeia do desporto 2021. Os jogos começam agora entre as 32 equipas em confronto, a final está marcada para 24 e 25 de junho.

O sorteio as fases de apuramento do torneio de Futsal de Lisboa decorreu em ambiente descontraído no dia 19 de julho na Sala do Arquivo dos Paços do Concelho. São 32 equipas em confronto, algumas de composição mista, 384 atletas em representação de 18 das 24 freguesias da cidade. 

Uma espécie de “Olisipíadas dos grandes”, caracterizou o vereador do Desporto, Jorge Máximo, que coloca o enfoque principal no desporto como um direito de todos. Esse é de resto o desiderato do atual governo da cidade, afirma, sublinhando que “só pode ter êxito com o envolvimento de todo o movimento associativo”. 

O Torneio de Futsal da Cidade de Lisboa, promovido em co-organização com a Associação das Coletividades do Concelho de Lisboa (ACCL) e com o apoio da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Associação de Futebol de Lisboa (AFL), decorre sob a bandeira da candidatura de Lisboa a Capital Europeia do desporto em 2021. Uma candidatura que, salienta Jorge Máximo, não procura conquistar “mais um galardão para a cidade”, antes pretende “afirmar o desporto, tornar a cidade melhor para viver e trazer mais pessoas à atividade desportiva, nesta componente sociológica de convívio.” 

Na sessão, em que participaram os presidentes da ACCCL, da FPF e da AFL, foi assinado um protocolo com a Câmara de Lisboa com vista à cooperação e orientação de todos os eventos desportivos organizados pelo Município.

O jornalista Vasco Resende, patrono do torneio, também esteve presente e afirmou que "a ideia é pôr Lisboa ao pontapé". E isso significa "meter muita gente a jogar futebol", diz ainda, confessando-se surpreso "por uma adesão tão grande".

Sónia Paixão, diretora do departamento de Desporto da autarquia, lembrou na sessão que o torneio tem por objetivo promover a revitalização e a dinamização de várias coletividades de Lisboa com baixos índices de atividade desportiva, procurando ainda incentivar a prática desportiva regular junto dos munícipes. "O torneio destina-se aqueles que não praticam desporto federado", clarifica, salientando que o torneio possibilita ainda a realização de um exame médico-desportivo, por entidades credenciadas. 

Sónia Paixão revelou que as 32 equipas agora em competição foram selecionadas entre 42 inscritas e adianta que, tratando-se da primeira edição, a representatividade de 18 juntas de freguesias constitui já um êxito. 

Os jogos decorrem durante os próximos seis meses em instalações desportivas municipais, nas freguesias dos Olivais, Campo de Ourique, Campolide e Penha de França (esta última a confirmar). A primeira fase realiza-se entre 28 de janeiro e 18 de março, a segunda de 1 de abril a 20 de maio e o play-off no fim de semana de 10 e 11 de junho. A grande final fica marcada para 24 e 25 de junho. 

Mapa das competições

 

Mais notícias sobre:
Desporto, Município