Desporto

Trinta e cinco mil celebram meio século da Ponte 25 de Abril

18, Março 2016

A partir de amanhã, a cidade de Lisboa será palco de um fim-de-semana ímpar no panorama desportivo nacional e internacional. Meia Maratona de Lisboa, Campeonato europeu de Râguebi sub 18, e Taça do Mundo de Ginástica Rítmica, projetam Lisboa para os "lugares cimeiros do ranking mundial das cidades desportivas".

Mais de trinta e um mil atletas nacionais e quatro mil estrangeiros, incluindo alguns dos melhores atletas mundiais, vão participar este domingo na 26ª edição da Meia Maratona de Lisboa, uma das mais emblemáticas provas da distância a nível mundial. Este ano, no percurso habitual entre Almada e Lisboa, a prova assinala ainda os cinquenta anos da Ponte 25 de Abril.

Carlos Móia, um nome indissociavelmente ligado à organização da prova, a cargo do Maratona Clube de Portugal - uma vez mais e como sempre com o apoio da Câmara de Lisboa - revelou hoje, em conferência de imprensa, a intenção de apresentar uma candidatura à organização do campeonato do mundo da meia maratona em Lisboa.

"Em 2020, se houver apoio da Câmara de Lisboa, o campeonato do mundo será em Lisboa", afiançou o comendador, em jeito de "desafio" e na presença de Jorge Máximo, vereador do Desporto da autarquia lisboeta.

A meia maratona, sublinhou Jorge Máximo, "impulsionou a prática do desporto na cidade", que hoje "vive e respira desporto". Cerca de 70 corridas foram apoiadas pela câmara no ano passado, revelou.

Em 2015, a Meia Maratona de Lisboa e a Rock'n'Roll Maratona de Lisboa, tiveram igualmente "um impacto económico direto para a cidade de Lisboa de mais de 8 milhões de euros", relembrou o vereador, citando um estudo recentemente encomendado pela Câmara ao ISCTE.

A prova, que conquistou pelo terceiro ano o selo “Gold Label Road Race” da Associação Internacional de Federações de Atletismo - IAAF, constitui “uma das principais bandeiras” no projeto de candidatura que Lisboa apresentará no ano seguinte, em 2021, a "Capital Europeia do Desporto".

Seja consciente e respeitoso; Baixe o volume da música; Não seja fraudulento; Não entupa os abastecimentos; Leia as instruções; Saiba posicionar-se; Diga obrigado; Exiba o seu número. Para domingo, ficam estes conselhos importantes, extraídos de um artigo de Linzay Logan, na revista Competitor Running.

Boa corrida!