Comercio, Investir, Município

UACS homenageia presidentes

24, Maio 2016
A sede da União de Associações do Comércio e Serviços da Região de Lisboa e Vale do Tejo (UACS), conta agora na sua sede com uma galeria de homenagem aos 34 presidentes que conduziram a instituição desde 1870.

A culminar as comemorações do seu 145.º aniversário, iniciadas em 2015, a União de Associações do Comércio e Serviços da Região de Lisboa e Vale do Tejo (UACS) inaugurou na sua sede, na Rua Castilho, uma exposição permanente com as fotografias de todos os seus presidentes. Duarte Cordeiro, vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, participou no evento.

A UACS é uma parceira “essencial para gestão da cidade e sempre esteve à altura da sua responsabilidade nas relações com a Câmara”, afirmou Duarte Cordeiro, afiançando que enquanto vereador responsável pelo pelouro da Economia e Inovação pretende reforçar essa parceria. 

As iluminações de Natal são uma parceria sempre presente nas relações entre a autarquia e a associação, mas para Duarte Cordeiro é preciso “valorizar mais a UACS numa perspectiva de co-gestão” e inclui-la na gestão de programas de comércio. As mudanças na cidade provocadas pelo aumento do turismo implicam adaptação e também aí a autarquia conta com a associação, particularmente na defesa do comércio tradicional e na classificação das Lojas com História. 

Criada em 1870, a UACS teve até ao momento 34 presidentes, cujos rostos agora figuram no primeiro andar da sua sede, nos Paços Perdidos. A última, actual presidente e única mulher na galeria é Carla Salsinha, para quem o ato constituiu “um dos momentos mais simbólicos” de todas as comemorações do aniversário, pois permite preservar a história da instituição e o nome de todos aqueles que passaram pela sua direcção. 

De resto, a dirigente lembra que nestes 145 anos foram seiscentos os membros dos corpos gerentes, número que aumenta para cerca dois mil se o leque for alargado às 14 associações que integram a UACS. 

Na cerimónia estiveram cinco dos presidentes homenageados, um deles Pedro Feist, ex-vereador da autarquia. 

Sobre a UACS

Array
Mais notícias sobre:
Comercio, Investir, Município