Investir, Município

Uma semana a celebrar o empreendedorismo

04, Maio 2015
  • Abertura da 4.ª Semana do Empreendedorismo de Lisboa
    Abertura da 4.ª Semana do Empreendedorismo de Lisboa

No arranque da quarta Semana do Empreendedorismo de Lisboa, em 4 de maio, o presidente da Câmara Municipal afirmou que o apoio da autarquia ao ecossistema empreendedor se deve à “consciência plena do que acontece na cidade de Lisboa para o futuro do nosso país. Fernando Medina interveio na sessão de abertura da conferência "Inovação: como colocar Lisboa no mapa da globalização", realizada nos Paços do Concelho e encerrada pela vereadora da Economia e Inovação, Graça Fonseca. 

Na sessão de abertura, que contou também com Isabel Mota, administradora da Fundação Calouste Gulbenkian, Medina afirmou ainda que a cidade concentra “uma parte muito importante do que é o Portugal moderno", que constitui o motor “absolutamente imprescindível” na recuperação económica do país."

Hoje Lisboa tem, para Fernando Medina, “o que melhor se faz no mundo”, que agora agarra a “oportunidade extraordinária” da economia digital e segue no caminho de “vencer a barreira da escala”, criar emprego e “vencer neste moderno mundo global”.

É preciso “interiorizar uma nova cultura face ao risco”, adianta, porque o importante é o esforço, a energia e a vontade de empreender. O presidente da Câmara de Lisboa concluiu com a reafirmação do "forte compromisso” da autarquia no apoio e incentivo ao ecossistema empreendedor de Lisboa. 

 

Encontro virtuoso

No final da conferência, em que participaram diversos atores ligados ao ecossistema empreendedor de Lisboa como Paulo Soeiro de Carvalho, diretor do departamento de Economia e Inovação, João Vasconcelos da Startup Lisboa ou Pedro Rocha Vieira do Lisbon Challenge (Beta-i), Graça Fonseca lembrou o caminho percorrido desde que a autarquia encetou a estratégia de promover o empreendedorismo na cidade.

Uma “espécie de encontro virtuoso no momento certo” entre empreendedores, empresários e entidades públicas, afirmou. Foi, para a vereadora, “o melhor que aconteceu” nos últimos quatro anos em Lisboa, “numa altura má para o país e a cidade”. 

É aos empresários e empreendedores que se deve o maior mérito, salienta Graça Fonseca. O papel da autarquia foi “o mais fácil, que foi estar lá para responder e dar confiança”, e “parecendo que não isso faz toda a diferença”. E esse é o papel que a vereadora preconiza para a autarquia no futuro, concluindo com um “obrigada a todos” pela “ousadia em arriscar”.

 

Up Awards

Marcando também a abertura da Semana do Empreendedorismo, no final da conferência foram apresentados os Up Awards 2015. Uma iniciativa da plataforma online Portugal Startups que visa reconhecer o trabalho desenvolvido por empreendedores e startups nacionais com desempenhos de excelência e elevado potencial. 

Numa gala que ocorrerá em 27 de novembro serão anunciados prémios como a melhor incubadora, o melhor acelerador de empresas, as melhores startups, as melhores inovações tecnológicas, a empresa mais promissora, o jornalista do ano e outros. Em 1 de setembro abre o processo de nomeações e em outubro é apresentada a lista dos nomeados, que serão sujeitos a um processo de votação pública.  

 

____________________________

Semana do Empreendedorismo

A 4.ª Semana do Empreendedorismo de Lisboa decorre até 10 de maio, uma iniciativa da Câmara Municipal que junta os diversos atores ligados ao empreendedorismo e anima a cidade com diversas atividades, entre debates, demonstrações, workshops, espetáculos e manifestações culturais. Uma semana a mostrar o que Lisboa tem de melhor no empreendedorismo e a provar porque é já uma verdadeira Start Up City, no ano em que é Capital Europeia do Empreendedorismo.

Array
Mais notícias sobre:
Investir, Município