Investir, Município

Uma semana para celebrar o Empreendedorismo

02, Maio 2016
A quinta Semana do Empreendedorismo de Lisboa já começou e o programa promete sete dias de intensa atividade. O primeiro dia contou com uma conferência internacional e um worshop sobre o sobre o ecossistema empreendedor.

O Teatro Municipal Luiz acolheu em 2 de maio uma conferência internacional sobre empreendedorismo e poder local – Local government suporting entrepreneurship – aberta pelo presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina.  Antes, durante a manhã, decorreu também naquele espaço um workshop sobre o ecossistema empreendedor de Lisboa, em que participou o vice-presidente da autarquia e detentor do pelouro da Economia e Inovação, Duarte Cordeiro. 

Foi o início da quinta Semana do Empreendedorismo, que até 8 de maio faz vibrar a cidade com mais de 40 eventos  em vários espaços,  juntando os atores do ecossistema empreendedor numa autêntica celebração do empreendedorismo e da inovação.  

Na conferência, que contou com responsáveis europeus como Karl-Heinz Lambertz, primeiro vice-presidente do Comité Europeu das Regiões, Fernando Medina salientou que os próximos três anos constituem, com a realização do Web Summit em Lisboa, “uma oportunidade única” para o desenvolvimento do ecossistema empreendedor da cidade, a internacionalização de empresas e a captação de investimento para Lisboa e para o país. 

Duirante a tarde foram ainda apresentados vários projetos ligados à estratégia municipal para o desenvolvimento do empreendedorismo, como a Startup Lisboa, o Lisboa Empreende, o FabLab Lisboa e o programa de empreendedorismo jovem, em parceria com a Junior Achievement Portugal. 

 

A nova casa das incubadoras

“Sei que faremos o melhor evento que o Web Summit já teve até hoje”, afirmou Fernando Medina, para destacar que mais importante ainda é a forma “como conseguimos aproveitar todo este poder extraordinário”. E não é por acaso que a autarquia assinou recentemente um acordo para adquirir as instalações da manutenção militar em Xabregas, para ali ser instalada “a nova grande casa das incubadoras.”

Será “um dos maiores centros de inovação e de aceleração de empresas, um projeto emblemático e estruturante para a vida da cidade e da região” frisa, adiantando que no final dos três anos marcam a permanência do Web Summit em Lisboa, aquele espaço mudará “a face do que é hoje a cidade.”

 

Diversidade e cultura de risco

Fernando Medina, que afirma Lisboa como “um espaço de tolerância” e verbera a “profunda desumanidade” que marca atualmente “a política Europeia em relação aos refugiados”, considera que o desenvolvimento da economia e do empreendedorismo exige uma sociedade aberta à diversidade.”  

Por outro lado o edil apela a uma mudança de comportamentos na sociedade, em torno de “uma cultura de valorização do risco e da iniciativa.” Talvez o elemento fundamental  para o desenvolvimento e para o estimulo à capacidade empreendedora, deixando um desafio aos empreendedores e um compromisso: Vão em frente, porque o que interessa nesta cidade é que vocês tentem, arriscam e invistam. E se não conseguirem, porque muitos não conseguirão à primeira, aqui estaremos.  

O que importa não é o ponto de chegada mas sim a tentativa e o esforço, diz o presidente da Câmara de Lisboa, que lembra o projeto Startup Lisboa e o desenvolvimento do ecossistema empreendedor nos últimos anos na cidade, deixando uma palavra de reconhecimento a todos os jovens empreendedores e aos que neles acreditaram. 

 

Se Lisboa fosse... 

Durante a manhã, também no São Luiz, "Se Lisboa fosse..." juntou vários empreendedores num animado workshop promovido pelo projeto Define Lisboa à procura da identidade do ecossistema empreendedor da cidade. "Fartos de sermos comparados com Berlim ou Silicon Valley, decidimos ir à procura da essência do Ecossistema Empreendedor Lisboeta através da cocriação", lia-se na apresnetação do evento.

E foram, com o vice-presidente e responsável pelo pelouro da Economia e Inovação presente na abertura. 

 

 

Array
Mais notícias sobre:
Investir, Município